Campanha “Janeiro Dourado” alerta para importância da prática de exercícios

Campanha “Janeiro Dourado” alerta para importância da prática de exercícios

Objetivo é pensar na mudança de hábitos da população. Sabendo que a atividade física regular é fundamental para a saúde, as pessoas estão incluindo cada vez mais o esporte em suas rotinas.

Campanha Janeiro dourado alerta para a importância de exercícios

A Sociedade Paulista de Medicina Desportiva (SPAMDE), em janeiro de 2017, assumiu um importante desafio: conscientizar a população sobre a necessidade da avaliação realizada por um médico do esporte antes de inserir o exercício físico em sua rotina. Para fazer este alerta, foi lançada a campanha “Janeiro Dourado – Porque sua Vida Vale Ouro”, um mês dedicado à saúde do esportista.

A campanha pensa na mudança de hábitos da população: sabendo que a atividade física regular é uma das coisas mais importantes para a saúde, as pessoas estão incluindo os exercícios em sua rotina. O que nem todo mundo sabe ou atribui a devida importância é que, para praticar exercícios com segurança, o fundamental, antes de tudo, é fazer uma avaliação médica, para descartar possíveis condições que possam limita-la ou até restringi-la.

A campanha busca esclarecer o papel do médico do esporte na rotina do praticante, destacando a importância de contar com o auxílio de um profissional especializado. Os resultados deste primeiro ano puderam ser confirmados pelo aumento da procura por estes médicos.

Campanha Janeiro dourado alerta para a importância de exercícios

A cor dourada remete à medalha, ao primeiro lugar, ao pódio, que representa aquilo que cada um de nós pode ganhar ao mudar o estilo de vida, comparando o valor de nossas vidas ao ouro. Gostou da ideia? vamos fazer a vida valer ouro e começar a treinar?

Motivação

Os benefícios alcançados com a prática de exercícios, mostram que, quando bem orientados, ajudam a prevenir as principais causas de morte no Brasil. Reduzem o risco de morte por doenças cardiovasculares, ajudam no controle de doenças metabólicas, como diabetes, dislipidemia e obesidade, diminuem a incidência e auxiliam no tratamento de diversos tipos de cânceres, depressão e ansiedade, promovendo a saúde e o bem-estar.

Durante todo o mês de janeiro, a campanha vai compartilhar informações com a população. E dia 28, será realizada a 1ª Caminhada Janeiro Dourado, no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo – CEPEUSP. No evento, será prestado atendimento em medicina do esporte gratuitamente à população, nas diversas áreas que abrangem a especialidade, como nutrição esportiva, orientação sobre saúde e bem-estar, treinamento e segurança na prática esportiva. Durante todo o ano, os atendimentos serão realizados de forma gratuita pelos diversos serviços que oferecem assistência à população.

Por que o mês de Janeiro?

A diretoria escolheu o mês de janeiro por ser o início de temporada para a maioria das equipes esportivas e também porque é o primeiro mês do ano, quando a maioria das pessoas promete mudar de vida, ser mais ativa e mais saudável.

Fonte: EuAtleta / Globoesporte.com

Não há comentários

Poste um Comentário