“Janeiro Dourado”: passe por uma avaliação médica antes do exercício

“Janeiro Dourado”: passe por uma avaliação médica antes do exercício

“Janeiro Dourado”: passe por uma avaliação médica antes do exercício

A cada ano que passa o calendário vai ficando mais “colorido”. Depois de “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, campanhas de alerta para a prevenção e combate ao câncer de mama e próstata, é hora dos exercícios físicos entrarem em pauta com o “Janeiro Dourado”.

Atividade física regular é um dos fatores mais importantes para a saúde, felizmente cada vez mais pessoas se conscientizam disso e incluem exercícios na rotina. O que nem todos sabem é a relevância de fazer uma avaliação médica para descartar possíveis condições que possam limita-la ou até restringi-la.

Não são raras as notícias de pessoas que sofrem desde lesões osteomusculares até morte súbita ao praticarem exercícios sem avaliação e orientação adequadas. Estas situações trazem à tona a importância do auxílio de um médico especializado.

A campanha, lançada pela Sociedade Paulista de Medicina Desportiva (Spamde) recebeu o nome de “Janeiro Dourado – Porque sua Vida Vale Ouro”, um mês para a conscientização da saúde do esportista. O objetivo é trazer esclarecimentos sobre a medicina esportiva e o papel do médico do esporte na rotina do praticante.

– Queremos mostrar que o exercício físico bem orientado ajuda a prevenir as principais causas de morte no Brasil: reduz o risco de morte por doenças cardiovasculares, ajuda no controle de doenças metabólicas, como diabetes, e obesidade, diminui a incidência e auxilia no tratamento de diversos tipos de cânceres e também de depressão e ansiedade, promovendo a saúde e o bem-estar – explica Dr. Bernardino Santi, Presidente da Spamde.

Durante todo o mês de janeiro, ações de ativação serão realizadas em hospitais e demais locais relacionados à saúde, para compartilhar informações com a população praticante de esportes. No final do mês, a Spamde promoverá um evento na cidade de São Paulo, no qual médicos do esporte realizarão gratuitamente exames que mostram se o indivíduo está apto a praticar exercícios e quais cuidados deve ter.

Não há comentários

Poste um Comentário