Sente dor nas articulações? Pode ser a lesão condral, fique de olho!

lesão condral

Sente dor nas articulações? Pode ser a lesão condral, fique de olho!

Lesão Condral

lesão condral

Se você já está com dor, forçar a corrida vai doer mais ainda Foto: astrosystem/Fotolia

A lesão condral é uma alteração em um tecido extremamente delicado, que é a cartilagem articular. Ela é formada por diversos tipos de células dispostas em várias camadas de revestimento das porções ósseas que estão em contato entre si formando as juntas e fazendo com que a articulação trabalhe sem causar um desgaste desnecessário em suas superfícies. Porém, lesões podem ocorrer por mecanismos traumáticos ou não traumáticos (entorses, por exemplo), muitas vezes com sérias consequências. “As lesões podem ser pontuais, como se fosse um cárie, ou difusas, como um desgaste ou afilamento generalizado. As  pontuais, podem ser um evento traumático, entorse ou pancada que a criam na cartilagem”, explica a ortopedista Ana Paula Simões.

Normalmente, quem sofre essa lesão são pessoas que praticam esportes de impacto. O que causa a lesão é basicamente: sobrecarga, sobrepeso, excessos de rodagem ou falta de força muscular. “A cartilagem é um sistema de tecido conjuntivo bem rígido, ela tem capacidade de absorção, mas às vezes essa capacidade é vencida pelo excesso”, conta.

A lesão condral acontece em quatro graus: leve, moderado, avançado e artrose. Se você está com dores na articulação é melhor correr para o médico, porque quanto mais demorar, mais vai forçar a articulação e isso gera um processo de desgaste que piora muito as dores. “Caso esse desgaste aconteça no joelho, a falta de cuidados pode sobrecarregar outros tecidos, como os tendões. Além de deformar essa musculatura”, afirma a ortopedista.

Para cuidar você pode recorrer a suplementação ou aplicação de colágeno no local, diminuir o impacto dos treinos e fortalecimento muscular também vai ajudar muito. Existe algumas doenças que enfraquecem as juntas e fazem com que essa lesão possa acontecer de uma maneira mais simples, então ir no médico é muito importante. Quem corre sente muita dor, até chegar ao ponto de não conseguir correr, então nada de se forçar a correr se estiver sentindo algum incômodo. Vá ao médico regularmente e se estiver com dores nas articulações, visite um especialista em ortopedia!

Veja também: Dores no joelho? Não se desespere! Fortaleça a musculatura e descanse

Publicado em: Webrun

 

Não há comentários

Poste um Comentário