Porque minha articulação estala? Especialista explica o motivo das juntas fazerem barulho

Articulação estala

Porque minha articulação estala? Especialista explica o motivo das juntas fazerem barulho

Suas articulações pode fazer uma variedade de sons: estouro, estalo, crepitações moagem, e as vezes parece desencaixar. Já sentiu isso? Ocorre frequentemente de perguntarem no consultório o que significa?

As articulações que estalam mais comumente são as dos dedos, joelhos, tornozelos, costas e pescoço. Existem diferentes razões pelas quais essas articulações façam esses barulhos. Aqui descreveremos as 3 causas mais comuns:

  1. Escapando gases/ vácuo: Os cientistas explicam que temos nas articulações o líquido sinovial o qual age como um lubrificante. O fluido articular contém o gás oxigénio, nitrogênio e o dióxido de carbono. Quando você estala ou dobra uma articulação, você esticar a cápsula articular. O gás é libertado rapidamente já que forma bolhas com esse movimento. A fim de quebrar a mesma bolha de novo, tentamos estalar seguidamente e não conseguimos pois você tem que esperar até que os gases retornem ao líquido sinovial.
  2. Movimento das articulações, tendões e ligamentos: Quando uma articulação se move ( como uma dobradiça), algumas vezes muda o curso de algum tendão ou ligamento dependendo da angulação. Você pode ouvir um estalo quando o tendão retorna à sua posição original. Além disso, seus ligamentos podem apertar quando você mover suas articulações. Isso normalmente ocorre em seu joelho ou no tornozelo, e pode fazer um estalo.
  3. As superfícies ásperas: Articulações artríticas fazem sons causados pela perda de cartilagem lisa e devido a rugosidade da superfície articular começa a crepitar. Conhecemos esse processo como condropatia e em alguns casos, o não tratamento ( conforme já discutimos no artigo de artrose/ artrite) podem evoluir para um desgaste articular severo gerando dor.

Os estalos são prejudiciais?

Se você estiver sentindo dor quando suas articulações estalam, então você deve procurar um profissional de saúde. Em termos de articulação os estalos por mais altos ou frequentes que sejam não tendem a ser ou desenvolver sinal de danos graves.

Mas sabemos que todo excesso por mais que não seja doloroso pode eventualmente causar algum dano ao tecido mole da articulação devido a repetição do movimento pela articulação, mas não temos comprovação.

Portanto estalar desde que não tenha dor não é prejudicial, mas se isso for de alguma forma um vício ou válvula de escape para alguma tensão ou preocupação, devemos nos atentar sim a outras causa e procurar um especialista assim como se a sua articulação doer e inchar juntamente com os barulhos!

Artigo originalmente publicado em: Globo.com.

19 Comentários
  • Emmanuelle Coelho
    Postado em 02:46h, 22 junho Responder

    Olá! Tenho 25 anos e percebi a oito anos que minha cintura, joelho e cotovelos estalam conforme movimento eles. Não se ouve o estalo, mas se coloco por exemplo a mão no cotovelo sinto claramente o estalo como se os tendões se deslocassem, fazendo com que as pessoas que seguram (por curiosidade) sintam nervoso. Não sinto dor, exceto no joelho se deixo as pernas pra baixo sem movimento como numa viagem, ou então quando subo escadas.
    Vi que estalos geralmente são normais, porém tenho dúvidas pois os meus são constantes (a cada movimento), inaudível, e no caso do cotovelo, sinto claramente um tendão como se deslocasse a cada movimento, (quando toco).

    • Ana Paula Simões
      Postado em 12:31h, 25 junho Responder

      Sua dúvida é pertinente. Por favor, agende uma consulta para investigarmos. Os telefones está no rodapé do site.

  • Joao porto
    Postado em 03:18h, 21 junho Responder

    Mas afinal! Como diminuir esses estalos? De noite no silêncio eh bem complicado. Obrigado doutor.

    • Ana Paula Simões
      Postado em 12:32h, 25 junho Responder

      Olá João, tudo bem? Por favor, agende uma consulta para eu analisar a melhor solução no seu caso. Os telefones está no rodapé do site. Abraço!

  • Raquel
    Postado em 09:46h, 15 junho Responder

    Bom dia! Acordo com a junta do meu dedo polegar bem na base com uma dor bem discreta, a dor só para depois que consigo estalar. Devo me preocupar?

    • Ana Paula Simões
      Postado em 11:37h, 20 junho Responder

      Oi Raquel! Deve se preocupar sim! Veja meus telefones aqui no site para você agendar uma consulta e investigarmos!

  • Joelma
    Postado em 02:08h, 26 abril Responder

    Oi tenha 32 anos e meu cotovelo e tornozelo estalam oq deve SER

    • Ana Paula Simões
      Postado em 13:05h, 30 abril Responder

      Oi Joelma, tudo bem? Pode ser várias coisas. Veja no site meus telefones para agendar a consulta e fazermos os exames para descobrirmos o que é.

  • Renan Carvalho
    Postado em 17:58h, 10 abril Responder

    Olá boa tarde Doutora,
    Eu sou praticante de artes marciais e outros exercícios físicos, faz mais um certo tempo q a junta da minha perna esquerda estala quando a dobro, não sinto dor mas o barulho do estalo é alto todo vez q faço o movimento de dobrar a perna.. Uma vez fui a um médico e no raio x nao teve nada de estranho, poderia me dizer pq tanta frequência desses estalos ?
    Att

    • Ana Paula Simões
      Postado em 14:40h, 13 abril Responder

      Oi Renan, Pode ser várias coisas!
      Eu começaria com um check-up reumatológico. segue meus telefones para você agendar a consulta e investigarmos.

  • Dayane
    Postado em 07:01h, 27 março Responder

    Ola sou dayane tenho 26 anos e de uns tempos pra ca, nao sei se foi pq fikei muito parada se fazer exercicios, minhas articulações joelhos tornozelos tipo no femur tbm dao varios estalos altos ao m e movimentar ou tipo me agaixar (joelhos) devo me preucupar?

    • Ana Paula Simões
      Postado em 12:02h, 27 março Responder

      Olá Dayane, tudo bem? Cada paciente é único. Para te responder essa pergunta eu preciso te examinar e analisar as especificidades do seu caso. Ligue nos telefones exibido no site e agende uma consulta para que eu possa fazer o diagnóstico. Abraço!

  • Ana Paula Rios
    Postado em 23:07h, 16 março Responder

    Olá boa noite Doutora Ana Paula.
    Minha chará Estou fazendo natação há 3 meses, e estou sentindo meu ombro direito estalar com qualquer movimento diariamente, e mesmo praticando com menos frequência o esporte, estou sentindo um certo desconforto no ombro. Obrigada por sua atenção.

    • Ana Paula Simões
      Postado em 10:26h, 21 março Responder

      Oi Ana! Veja meus telefones aqui no site para que você possa agendar a consulta. Não consigo diagnosticar por texto. Te aguardo!

  • Cassia
    Postado em 02:26h, 20 janeiro Responder

    Olá tenho 22 anos e algum tempo mais joelhos cutuvelo e ombro estalam muito,hj quase cai meu joelho parecia ter desencaixado do lugar oque seria.

    • Ana Paula Simões
      Postado em 10:20h, 22 janeiro Responder

      Olá Cássia, tudo bem?
      Preciso te examinar para responder. Pela internet é impossível dar um diagnóstico. Espero que entenda. Veja aqui no site os telefones para agendar a consulta. Abraço!

  • Fernanda
    Postado em 06:11h, 18 dezembro Responder

    tenho 17 anos e em qualquer movimento que faço estala as minhas pernas, tornozelos minha cintura, praticamente em todos os movimentos sentar quando to deitada ou levanto faz um forte estalo e sinto dores não tão fortes .

    • Ana Paula Simões
      Postado em 12:37h, 19 dezembro Responder

      Olá Fernanda, tudo bem? Para te dar um diagnóstico, preciso te examinar e provavelmente analisar exames de imagem. Por favor, agende uma consulta pelos telefones que estão aqui no site. Abraço!

  • luan
    Postado em 21:53h, 16 maio Responder

    tenho 17 anos e meu tornozelo estala quando eu ando ou corro

Poste um Comentário