Prótese para articulação do tornozelo evolui e vira vantagem para os atletas

Prótese para articulação

Prótese para articulação do tornozelo evolui e vira vantagem para os atletas

tênis Gustavo Kuerten Guga (Foto: Divulgação)
Guga colocou prótese no quadril (Foto: Divulgação)

É comum atletas de elite terem que fazer a substituição das articulações do joelho ou quadril por próteses devido ao desgaste. Em 2013, o ex-tenista Gustavo Kuerten fez uma cirurgia para colocar uma prótese no quadril. No mesmo ano, a ANVISA autorizou a comercialização das próteses de tornozelo no Brasil.

A substituição total do tornozelo já está disponível há mais de 30 anos, mas os projetos iniciais foram fracassados. Na década de 70, as substituições de tornozelo foram apontadas como promissoras, mas raramente foram realizadas devido à sua elevada taxa de insucesso na década de 80. Recentemente, as substituições de tornozelo voltaram definitivamente. Há cinco próteses de tornozelo que estão aprovadas pela FDA nos Estados Unidos  e três delas já no Brasil.

Segundo a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (AAOS), os primeiros projetos de substituição de tornozelo tinham apenas dois componentes e cimento ósseo era necessário para mantê-los na posição correta. Projetos mais recentes não necessitam de cimento, em vez disso, oosso cresce na prótese do tornozelo, semelhante às do joelho e do quadril.

Quais as indicações para fazer a prótese para articulação do tornozelo?

Casos graves de artrite e artrose, de origens traumáticas, reumatológica ou até mesmo degenerativas com dor e evolução avançadas sem melhora com os tratamentos convencionais e conservadores. A outra opção cirúrgica é a fusão do tornozelo (artrodese), com a qual perde-se os movimentos .

A vantagem da substituição do tornozelo pela prótese é que permite manter a mobilidade e o movimento articular no tornozelo. A desvantagem é que nem todo paciente é um candidato apropriado para a substituição do tornozelo.  Colocar a prótese não é a opção ideal para pacientes com tornozelos severamente deformados ou instáveis. Discuta as opções com seu médico.

Prótese Tornozelo Eu Atleta (Foto: Reprodução)
Prótese preserva movimento do joelho (Foto: Reprodução)

Para o atleta, a vantagem da substituição sobre a fusão é a preservação do movimento do tornozelo. No entanto, uma substituição do tornozelo não deve, de forma alguma, ser comparada a uma substituição do joelho, que é uma das operações mais bem sucedidas em cirurgia ortopédica.

As próteses para esta operação passaram por uma grandeevolução ao longo dos anos. Alguns implantes mais antigos foram retirados do mercado pelo FDA, devido à preocupação de afrouxamento dos implantes. Os implantes mais novos não têm os defeitos dos produtos anteriores. No entanto as preocupações sobre a longevidade destes implantes ainda existem, e não há estudos a longo prazo para demonstrar a longevidade do procedimento. Portanto, as atividades esportivas após uma cirurgia como a de substituição do tornozelo estão liberadas, de preferência as sem impacto – como a natação, hidroginástica, pilates e bicicleta – pois ainda não há como fazer o prognóstico de durabilidade das mesmas.

Artigo publicado em  Eu Atleta

21 Comentários
  • HILTON DE OLIVEIRA
    Postado em 22:50h, 12 abril Responder

    Boa noite Dra. Ana Paula, artrodese de tornozelo consegue ser realizado pelo SUS?

    • Ana Paula Simões
      Postado em 23:14h, 16 abril Responder

      Oi Hilton. Boa noite. Consegue sim! Abraços!

  • felipe cesar correa leite
    Postado em 19:31h, 09 maio Responder

    Caros , tive uma fratura no tronozelo esquerdo, que evolui para uma infecção apos cirurgia, onde a cartilagem foi completamente destruida resultando em uma artrose severa, Como forma de ajuda-los a decidir por uma artodese ou não gostaria de dividir minha experiencia,
    apos 1 ano de cirurgia me sinto extremamente bem, manco muito sutilmente, eu mesmo ja nem noto mais e dores são raras, não possuo mais os movimentos do tornozelo e isso era o que mais me assustava porém o corpo se adapta de uma forma impressionante e hoje consigo mover os ossos do pé de uma forma que chega a parecer que o proprio tornozelo esta dobrando, estou fazendo pedaladas de mais de 30 kms e realmente estou muito feliz com os resultados, sei que cada caso é um caso porém se tiverem que optar pela artrodese tenham em mente que os resultados podem ser muito muito bons.

    abraço

    • Ana Paula Simões
      Postado em 20:34h, 10 maio Responder

      Obrigada pelo seu relato!

    • Leandro Guerra
      Postado em 18:43h, 04 setembro Responder

      Amigo, você não faz ideia do quanto e´bom ouvir esses relatos positivos, luto a 9 anos contra essa cirurgia, porém não estou aguentando mais… e acho que vou ter que faze-la logo. Quem foi o médico que fez sua cirurgia?

      • Ana Paula Simões
        Postado em 16:00h, 10 setembro Responder

        Dra. Ana Paula Simões

  • Gabriel Bormida
    Postado em 14:19h, 28 novembro Responder

    Dra. Ana Paula,
    Parabéns pelo artigo, foi de grande valia.
    Minha namorada teve uma fratura muito traumática no tornozelo direito, resultando em 8 cirurgias e 3 anos sem andar.
    Teve perda de cartilagem e consequentemente dos movimentos. Sente dor constante e também ficou com encurtamento do membro em 2 cm e calcificação do pé com torção. Esse resultado causa muitas limitações além de muita dor.
    O tratamento atual (ainda em tratamento) é ´pelo SUS.
    Havendo algum tipo de esperança, gostaria de ser avisado.
    Abraço,
    Gabriel

  • EBER silva
    Postado em 03:49h, 05 outubro Responder

    Oi aqui e EBER tem como é manda uma foto da tomografia do meu tornozelo. Para ver se eu posso usar a prótese .
    Eu não estou afim de fazer a artrodese
    para não perder os movimentos

    Att.
    EBER

    • Ana Paula Simões
      Postado em 17:32h, 08 outubro Responder

      Olá Eber, tudo bem? No Brasil é proibido consultas médicas por internet ou telefone. Por favor, agende uma consulta para eu te examinar e analisar seus exames. No site tem os telefones e endereços. Abraço!

  • Carlos Augusto Piranha
    Postado em 13:18h, 17 setembro Responder

    Tenho 55 anos, já fiz 2 cirurgias no tnz. dir. de lesão proveniente de futebol. Faço academia e natação como forma de fortalecer os músculos porem ultimamente o problema se agravou de forma que estou com bastante dificuldades até para andar 1 Quarteirão.
    Há 4 anos atrás em consulta com especialista, fui informado sobre a existência de prótese mas que ainda precisava evoluir.
    Gostaria de saber com mais detalhes sobre a eficiência das próteses atuais.
    Estarei colocando meus dados no W-up (5262).

    • Ana Paula Simões
      Postado em 23:09h, 19 setembro Responder

      Lógico que darei todos detalhes e tirarei suas dúvidas! Veja os telefones aqui no site e agende uma consulta, OK? Abraço!

  • Patricia
    Postado em 20:09h, 29 junho Responder

    Patricia, Oi Dra
    Sofri um acidente em 2000, fraturei o astrágalo e hj tenho limitações de movimento, artrose severa e um
    tipo de bico no tornozelo, Sera que tenho alguma perspectiva de colocar uma prótese? Nao é tarde demais, tenho 45 anos.

    • Ana Paula Simões
      Postado em 17:29h, 03 julho Responder

      Oi Patrícia,

      Preciso te examinar para responder. Veja os telefones aqui no site. Abraço!

  • Fernando Neri
    Postado em 20:47h, 05 maio Responder

    Olá Dra. Ana,

    Tenho 29 anos e sofri uma lesão bi-maleolar, pilão e maléolo salvo engano e está completando 6 meses, estou um pouco preocupado pois após umas 50 sessões de fisioterapia evoluí de forma significativa, mas tenho limitações no movimento do tornozelo por exemplo ao agachar e descer escadas, é necessário uma flexibilidade maior dessa região. Não tive nenhuma infecção, somente leve inchaço ainda e pequenas dores ao ficar em repouso (sentado) por muito tempo. Sei que a artrose virá, mas o que seria indicado para meu quadro? Até quando pode-se “explorar” minha articulação natural antes de tentar uma prótese? O que posso fazer para evitar a artrodese? Obrigado!

    • Ana Paula Simões
      Postado em 11:33h, 08 maio Responder

      Oi Fernando,
      Veja no site meus telefones para você agendar uma consulta, pois são muitas questões a serem respondidas e preciso te examinar para responder com certeza, OK?

  • Rodrigo Oelke
    Postado em 13:56h, 03 maio Responder

    Oi sou de Erechim rs gostaria de saber qual é o custo de uma cirurgia de prótese total do tornozelo mais ou menos essa cirurgia ficaria em quanto !!!

    • Ana Paula Simões
      Postado em 00:17h, 10 maio Responder

      Olá Rodrigo, tudo bem? Cada paciente é um ser único e não é possível responder sua pergunta sem antes te examinar e entender seu caso. Por favor, veja os telefones aqui no site e agende uma consulta para conversarmos sobre isso. Ok? Abraço.

  • Luiz Vicente Severino de Barros
    Postado em 17:14h, 01 março Responder

    Prezada Dra. boa tarde
    Tenho 64 anos / Itapetininga-SP.
    Em 1992 em acidente de carro tive fratura exposta de tornozelo PD. Hoje com sequelas prevista na época, tenho muitas dores com dificuldades pra andar. Gostaria de saber se a Sra atende por convênio Unimed Nacioal, para uma consulta e orientação sobre “Prótese”

    No aguardo / Luiz

    • Ana Paula Simões
      Postado em 19:44h, 03 março Responder

      Oi Luiz Vicente,

      Atendo somente particular e pelo sistema e reembolso, mas fique tranquila que se seu plano dá direito, por esse sistema que vou explicar abaixo, você recebe tudo de volta. Assim como nas cirurgias.
      Minhas secretarias são treinadas para dar mais esclarecimentos, caso reste dúvidas. É só ligar nos números de telefone que estão no meu site!

      Como funciona?

      1- O associado (você) pode escolher o prestador de serviço de sua confiança (médico(a)) – que não precisa pertencer a nenhuma rede credenciada (meu caso).
      2- Você paga a consulta e num prazo máximo de 30 dias (de acordo com o plano e se esta opção estiver em seu contrato) a seguradora/plano deve reembolsá-lo(a).
      3- Se a seguradora não cumprir o prazo o consumidor deve denunciá-la. A operadora também deve informar de modo claro qual é o valor a ser reembolsado. Se não o fizer, o consumidor pode exigir o reembolso integral das consultas, segundo o PROCON.
      De acordo com a ANS o plano de saúde não é obrigado a anexar a tabela de reembolso nos contratos, mas é obrigado a informar pelo atendimento como chegou ao valor reembolsado. De acordo com o PROCON, o artigo 46 do Código de Defesa do Consumidor diz que o conhecimento prévio é direito do consumidor. Nesse caso, o PROCON entende que, já que a empresa não é clara em quanto irá reembolsar à consumidora, esta tem direito ao reembolso integral.
      Pela lei os reembolsos deveriam ser reajustados de acordo com os aumentos concedidos nas mensalidades. O problema é que as tabelas de reembolso não são de fácil acesso ao consumidor e fica difícil estabelecer essa relação. A única maneira de resolver o problema é denunciando de forma sistemática à ANS e aos PROCON.
      O que você precisará para solicitar o reembolso ao plano de saúde?
      Na ocasião em que efetuar o pagamento da consulta solicite o recibo com carimbo do CRM e envie para a empresa/ plano para ter o ressarcimento do valor.
      Se ter acesso a saúde é direito de todo cidadão, ter plano de saúde lhe dá o direito de escolher o médico de sua preferência!

      OK? Espero ter sido clara, e aguardo seu agendamento. Os telefones e endereços estão no meu site para você escolher como preferir.

      Se for caso de cirurgia, a internação e os custos hospitalares são pelo plano de saúde.

  • Maria do Carmo
    Postado em 09:52h, 07 fevereiro Responder

    Oi, bom dia! Eu sofri um acidente e quebrei a tíbia, fíbula e maléolo, foi colocada um placa e parafusos na tíbia. Porém fiquei com sequela na articulação do tornozelo, deu artose,derrame articular,corpo livre etc. Já fiz uma tendinoplastia e artroscopia, ainda continuo sentindo muita dor ao andar. O médico disse que eu teria que fazer seria uma colocação de prótese ou uma artrodese futuramente. Poderia me dizer quanto é a prótese da articulação? Pois a artrodese ele disse que eu teria mais problemas futuros pois afetaria a planta do pé e o joelho, e com a prótese não. Porém que esta fora da nossa realidade?

    • Ana Paula Simões
      Postado em 12:03h, 07 fevereiro Responder

      Oi Carmem,
      Não posso responder esse tipo de pergunta tão peculiar sem te examinar e ver seus exames, pois estaria sendo antiética e contra o juramento que fiz.
      Mas posso tirar todas as suas dúvidas na consulta que você pode marcar nos telefones que estão no rodapé do site.

Poste um Comentário