Dor no calcanhar? Pode ser bursite! A bursite retrocalcaneana atinge atletas de corrida e esportes de impacto

Bursite

Dor no calcanhar? Pode ser bursite! A bursite retrocalcaneana atinge atletas de corrida e esportes de impacto

A dor na região do calcanhar posterior ou superior é comumente causada por pelo tendão de Aquiles (calcâneo) por bursite associada. Os seguintes bursas estão localizados logo acima da inserção do tendão de Aquiles

Figura 1:Lesao-calcanhar

Lesao-calcanhar

  • Subtendinea bursa do calcâneo – Esta bursa (também chamada de bursa retrocalcaneal), situada anterior (de profundidade) para o tendão de Aquiles, está localizado entre o tendão de Aquiles e o calcâneo.
  • Subcutânea bursa calcâneo – Também chamado de bursa de Aquiles, é encontrado posterior (superficial) para o tendão de Aquiles, que se encontra entre a pele e o aspecto posterior do tendão de Aquiles distal.
  • Inflamação de um ou ambos destes bursas pode causar dor nas regiões do calcanhar e do tornozelo posteriores principalmente próximo ao maléolo medial.

A síndrome de Haglund é uma condição intimamente associada a bursite do calcâneo e cursa geralmente com deformidade ossea(destaque do calcâneo superior posterior) .

Fisiopatologia

A inflamação da bursa do calcâneo é mais comumente causada por excesso de uso repetitivo e trauma cumulativo, como visto nos corredores usando sapatos apertados. Tais bursites também podem estar associada a condições tais como a gota, artrite reumatoide e espondiloartropatias soronegativas.

Em alguns casos, a bursite do calcâneo subtendinea é causada por choque entre a bursa do tendão de Aquiles e o osso do calcaneo o quela geralmente está saliente.

Figura 2:Bursite-calcanhar

Bursite-calcanhar

Queixas:

Os seguintes reclamações são comumente relatados pelos pacientes:

  • Dor no calcanhar posterior é a queixa principal
  • Os pacientes podem relatar claudicação( andar mancando)
  • Alguns indivíduos também pode relatar um inchaço
  • A condição pode ser unilateral ou bilateral
  • Os sintomas são muitas vezes pior quando o paciente começa a primeira atividade após o descanso
  • Vermelhidão no calcanhar
  • A área inflamada, que pode ser ligeiramente quente ao toque, é geralmente sensíveis à palpação

Causas

  • Overtraining em um corredor (por exemplo, um aumento excessivo das kilometragem ou intensidade)
  • Sapatos apertados ou mal ajustados que, podem causar muita pressão sobre o calcanhar posterior e tornozelo
  • Haglund deformidade ( saliência do osso do calcâneo), causando o choque entre o superior proeminência calcâneo aumento posterior e o tendão de Aquiles durante dorsiflexão
  • Uma pesquisa mais recente ( Reule CA, Alt WW, Lohrer H, Hochwald H. Spatial orientation of the subtalar joint axis is different in subjects with and without Achilles tendon disorders. Br J Sports Med. Oct 2011;45(13):1029-34. )sugere que um eixo subtalar desalinhado (medido em termos de inclinação) em relação ao tendão de Aquiles pode resultar numa carga assimétrica de força sobre o tendão, interrompendo a biomecânica normal. Este eixo da articulação alterada está associada com um risco aumentado de patologias, incluindo bursite de Aquiles.

Tratamento:

Fisioterapia

    1. Alongamento do tendão de Aquiles gradual e progressivo pode ajudar a aliviar a invasão na bursa calcâneo subtendinea. O alongamento do tendão de Aquiles pode ser realizado com o pé no plano do chão e inclinar para a frente para a parede até que um alongamento suave é sentido no tendão de Aquiles. Manter por 20-60 segundos e, em seguida, é descontraído. Esta técnica é demonstrado na seguinte imagem

Figura 3:Tratamento-calcanhar-bursite

Tratamento-calcanhar-bursite

Para maximizar o benefício do programa de alongamento, o paciente deve repetir o exercício várias vezes por dia.

  1. Colocaçao de gelo no calcanhar posterior e tornozelo, a fim de reduzir a inflamação e dor. Pode ser realizada durante 15-20 minutos a uma hora, várias vezes por dia, durante o período agudo, que pode durar vários dias. Alguns médicos também defendem o uso de banhos de contraste, ultra-som ou fonoforese, iontoforese, ou estimulação elétrica para o tratamento da bursite do calcâneo
  2. O nível de atividade do paciente precisa ser diminuído como resultado desta condição, (por exemplo, natação, hidroginástica) devendo ser substituído por meios alternativos de manutenção da força e da aptidão cardiovascular.

Intervenção Cirúrgica

Para os pacientes que têm sintomas persistentes ou progressivos sem melhora com as orientações acima as seguintes intervenções cirúrgicas são as opções que o especialista em pé e tornozelo pode sugerir:

  1. A ressecção da deformidade de Haglund , removendo a proeminência do calcâneo superoposterior (ostectomia)
  2. Excisão da bursa dolorosa ou bursas
  3. Desbridamento da inserção de Aquiles ou do próprio tendão
  4. Nos casos de ruptura do tendão de Aquiles ou avulsão, cirurgia re-anastomose é indicada.
  5. Remoção endoscópica do tecido bursa inflamada e ressecção do osso proeminente

A tendência do especialista é ser minimamente invasivo para que o atleta volte o mais rápido às suas atividades, espero que essas dicas ajudem a aliviar os sintomas e prevenir suas dores nos calcanhares, e que seu ano comece 100% bem e saudável!

Tags:
12 Comentários
  • Luciana
    Postado em 03:27h, 11 junho Responder

    Boa noite.
    Sinto muita dor, localizada, na sola do pé só na parte posterior do pé, com inchaço abaixo do osso do calcanhar , parece um edema.

    • Ana Paula Simões
      Postado em 11:38h, 12 junho Responder

      Oi lu!
      Pode ser edema e outros diagnósticos diferenciais! Veja meus telefones aqui no site para solicitar a consulta e agendar o mais breve possível.

  • Paulo
    Postado em 06:12h, 13 abril Responder

    Olá estou passando por esse problema há seis meses, já me consultei com 2 ortopedistas tomei vários remédios como antiinflamatórios, analgésicos, é injeções de corticóides estou muito preocupada pois os sintomas persistem. Sinto dores constantes vc pode me dá algumas dica do que posso está fazendo para melhorar e de quanto tempo em média dura a busite?

    • Ana Paula Simões
      Postado em 23:18h, 16 abril Responder

      Oi Paulo. Boa noite! Lógico que posso! Segue meu telefone para agendar a consulta (11)9.4006-5262. Te aguardo! Não esqueça de levar seus exames. Abraços!

  • Elisabete Teresa Gardziulis Ferreira
    Postado em 22:08h, 02 abril Responder

    Tenho muita dor, principalmente no calcanhar ao pisar e também em torno do tendão de Aquiles fica parecendo inflamado, parecem bolsas de líquidos que ardem muito,e mais ainda em contato com água fria.
    Enfim está me limitando muito.
    Tem alguma orientação?
    Obrigada

    • Ana Paula Simões
      Postado em 17:10h, 03 abril Responder

      Oi Elisabete tudo bem? Preciso te examinar para responder. Veja os telefones que estão aqui no site e agende uma consulta. Abraços

  • Thaís
    Postado em 13:54h, 05 agosto Responder

    Olá estou passando por esse problema há seis meses, já me consultei com 2 ortopedistas tomei vários remédios como antiinflamatórios, analgésicos, é injeções de corticóides estou muito preocupada pois os sintomas persistem. Sinto dores constantes vc pode me dá algumas dica do que posso está fazendo para melhorar e de quanto tempo em média dura a busite?

    • Ana Paula Simões
      Postado em 11:37h, 08 agosto Responder

      Oi Thaís, lógico que posso te ajudar. Marque uma consulta para eu te examinar e entender as particularidades do seu caso. Os telefones e endereços estão aqui no site. Abraço!

  • Rony
    Postado em 19:31h, 03 maio Responder

    Ana,
    No caso de dor leve, é recomendável o alongamento da figura 03?
    Obrigado!

    • Ana Paula Simões
      Postado em 22:10h, 03 maio Responder

      Olá Rony, tudo bem? A figura 3 mostra a posição correta para esse alongamento. Mas é sempre bom passar com um médico para ter certeza de que o tratamento é o correto para o seu caso. Agende uma consulta para eu analisar seu caso. Abraço!

  • sandro
    Postado em 13:32h, 29 março Responder

    ola sou sr sandro e tenho este problema o que eu poderia tomar ou passar alguma pomada que voceis possam me receitar
    obrigado

    • Ana Paula Simões
      Postado em 10:59h, 04 abril Responder

      Olá senhor Sandro, tudo bem? Cada paciente é único e o tratamento deve ser ajustado as necessidades de cada paciente. Agende uma consulta para analisarmos o melhor tratamento no seu caso.

Poste um Comentário