Voce já ouviu falar de alguem que tem o pé caido? O que é o pé equino?

Pé equino caído

Voce já ouviu falar de alguem que tem o pé caido? O que é o pé equino?

O pé equino é uma condição na qual o movimento de flexão para cima da articulação do tornozelo é limitado, ou seja , alguém com equino não possui a flexibilidade necessária para trazer a parte superior do pé para a parte da frente da perna. O equino pode ocorrer em um ou ambos os pés. Quando envolve ambos os pés, a limitação do movimento é por vezes pior em um pé do que na outra.

Pessoas com equino desenvolvem formas de “compensar” a sua mobilidade limitada do tornozelo, e isso muitas vezes leva a sobrecarregar o outro pé, perna, ou gerar problemas nas costas. Os métodos mais comuns de compensação são achatamento do arco( pé plano) ou caminhar com mais carga ou impacto no calcanhar contralateral, colocando maior pressão sobre a região posterior do pé. Outros pacientes compensam andando na ponta do pé, enquanto um número menor tomam medidas dobrando de forma anormal o quadril ou joelho.

O que é o pé equino?

Causas

Existem várias causas possíveis para a limitação dos movimentos do tornozelo. Muitas vezes é devido à tensão no tendão de Aquiles ou músculos da panturrilha (o músculo sóleo e / ou músculo gastrocnêmio). Em alguns pacientes, esta contratura ou encurtamento é congênito (presente no nascimento) e às vezes é uma característica hereditária.

Outros pacientes adquirem a tensão após um acidente ou ficar muito tempo imobilizado com o pé nesta posição, como muletas ou fixadores externos, ou com frequência o uso de sapatos de salto alto. Além disso, a diabetes pode afetar as fibras do tendão de Aquiles e causar o encurtamento.

Às vezes equino está relacionado com um osso bloqueando o movimento do tornozelo. Por exemplo, um fragmento de um osso quebrado na sequência de uma lesão no tornozelo, ou bloco ósseo, pode ficar na articulação e restringir o movimento.

O equino pode também resultar de uma perna sendo mais curta do que a outro.

Menos freqüentemente, equino é causado pelo espasmo do músculo da panturrilha. Esses espasmos podem ser sinais de um transtorno neurológico subjacente.

Problemas Relacionados com Pé equino

Dependendo de como um paciente compensa a incapacidade para dobrar corretamente o tornozelo, uma variedade de condições do pé pode desenvolver ou evoluir para o pé equino, incluindo:

  • Fascite plantar ou esporão (dor no calcanhar );
  • Caimbras na panturrilha;
  • Tendinite (inflamação no tendão de Aquiles);
  • Metatarsalgia (dor e / ou calos na sola do pé);
  • Pé plano;
  • Artrite do médio-pé (área central do pé);
  • Úlceras de pressão sob o calcaneo ou o arco plantar;
  • Joanetes e dedos em garra;
  • Dor no tornozelo;
  • Dores nas pernas.

Diagnóstico

A maioria dos pacientes com equino não sabem que têm essa condição quando vão pela primeira vez visitar o médico. Em vez disso, eles vêm ao médico em busca de alívio para problemas nos pés associados com equino.

Para diagnosticar o equino, o especialista irá avaliar a amplitude de movimento do tornozelo quando o joelho é flexionado (dobrado), bem como em extensão (esticado). Isso permite que o cirurgião idenitifique se o tendão ou músculo é encurtado e para avaliar se o osso está interferindo com o movimento do tornozelo.

Raios-X também podem ser solicitados. Assim como avaliação neurológica.

Tratamento sem cirurgia

O tratamento inclui estratégias destinadas a aliviar os sintomas e as condições associadas com equino através de uma ou mais das seguintes opções:

  • Ortese noturna: O pé pode ser colocado em uma tala durante a noite para mantê-lo em uma posição que ajuda a reduzir a tensão do músculo da panturrilha.
  • Elevadores calcanhar:Colocando elevadores calcanhar dentro dos sapatos ou o uso de sapatos com um salto moderado tira o estresse do tendão de Aquiles ao caminhar e pode reduzir os sintomas.
  • Palmilha com suporte do arco ou aparelhos ortopédicos:Dispositivos ortopédicos personalizado que se encaixam no sapato são frequentemente prescritos para manter o peso distribuído de forma adequada e para ajudar a controlar o desequilíbrio muscular / tendão.
  • Fisioterapia:Para ajudar a liberar a rigidez muscular, exercícios que esticar/ alongam o músculo (s) da panturrilha são recomendados.

Quando é a cirurgia necessária?

Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para corrigir a causa do equino se ela está relacionada a um tendão encurtado ou um osso bloqueando o movimento do tornozelo. O cirurgião ortopédico deve ser especialista em tornozelo e pé o qual vai determinar o tipo de procedimento que é mais adequado para o paciente individualmente.

Artigo originalmente publicado em: Globo.com.

101 Comentários
  • Eder paulo
    Postado em 23:04h, 22 julho Responder

    Ola boa noite!!!
    Em 2001 sofre um acidente por FAF atingindo na 5ª lombar e desde então tenho o pé caido, fiz um cirurgia onde o médico ligou os tendões porém continua do mesmo jeito, na verdade ficou do mesmo jeito, seria possivel fazer outra novamente para tentar corrigir o pé caído.?

    • Ana Paula Simões
      Postado em 18:46h, 24 julho Responder

      Oi Paulo, preciso te avaliar para responder, mas pelo que me contou, parece que sim. Entre em contato nos telefones (11)9.4006-5262 ou (11)2507-9021. Abraços

  • Regina Marta fabosa
    Postado em 10:42h, 18 julho Responder

    Bom dia dra! Minha mãe tem 84 anos ela quebrou o joelho numa queda e depois que tirou o gesso ficou com o pé caído está fazendo fisioterapia mas não está r tendo resultado , durante o tempo que ficou com o gesso teve um um dia que ela sentiu a dor insuportável na perna.
    Ela mora em Catanduva a Dra teria um ortopedista pra indicar .
    Desde já agradeço.

    • Ana Paula Simões
      Postado em 22:05h, 18 julho Responder

      Olá, você pode acessar o site http://www.abtpe.org.br e usar a seção “Encontre um especialista” para procurar um especialista na região. Melhoras!

  • Gessica hamayanna
    Postado em 07:50h, 20 junho Responder

    Perdi o movimento dos dedos do pé, ele ficou caído e perde toda a musculatura da perna ficando bem fina. Já fui em médicos mais até agora nunca descobri o que aconteceu, tenho 28 anos e sofro com isso desde os meus 20 anos. Por favor será que você teria alguma resposta?

    • Ana Paula Simões
      Postado em 13:18h, 28 junho Responder

      Tenho respostas sim! Agende uma consulta pelos telefones que estão no rodapé do site!

  • Claudemir
    Postado em 13:11h, 13 junho Responder

    Bom dia Dra.

    Meu filho de 18 anos perdeu parte dos movimentos do pé direito e ficou com o chamado pé caído., Os primeiros sintomas apareceram no inicio do mês 03 2019 há cerca de 04 meses. Já tendo feito um mês de fisioterapia ( já foram 08 sessão com pequenos resultados de melhora na movimentação dos dedos do pé) após exames de eletroneuromiografia e com a conclusão de uma neuropatia mielinico axonal do nervo fibular comum direito e com o mínimo de resultado. Gostaria, se possível de uma nova avaliação do caso, bem como orientação. grato, .

    Obs.. Antes ele praticava basquetebol e atividade físicas de corrida em parques.

    Claudemir

    Antecipo meu agradecimento.

    Sao Bernardo do Campo SP

    • Ana Paula Simões
      Postado em 00:25h, 19 junho Responder

      Olá Claudemir boa noite! Posso avaliar o caso dele sim! Marque uma consulta nos telefones que estão aqui no site. Será um prazer ajudar! Abraços.

  • Fernanda Matos
    Postado em 19:40h, 29 abril Responder

    Boa tarde! Meu filho está com 08 anos e a 4 anos atrás ele teve Síndrome de Guillain Barré. Após essa doença ele ficou com o pé caído…e dificuldade na marcha. Pra compensar ele pisa com o pé torto e isso está deformando o pé dele…ele ufaz uso de órtese e tênis ortopédico. Tem alguma coisa que possa ser feita pra corrigir isso?

    • Ana Paula Simões
      Postado em 18:30h, 30 abril Responder

      Olá Fernanda, boa tarde! Cada paciente é único, preciso examinar seu filho! Marque uma consulta nos telefones aqui estão aqui no site. Será um prazer ajudar! Abraços!

  • Diomar Maciel Pereira Munis
    Postado em 15:37h, 03 março Responder

    Bom dia, fiquei com pé caído após uma luxação total do joelho e consequente esmagamento dos ligamentos do nervo siático, hj sinto muitas dores e dificuldades na deambulação por não ter me adaptado a ortese. Qual o melhor tratamento. O ortopedista contra indicou cirurgia

    • Ana Paula Simões
      Postado em 16:17h, 06 março Responder

      Olá Diomar boa tarde! Para entender o seu caso, preciso primeiro te examinar. Por favor, veja os telefones que estão aqui no site e agende uma consulta para conversarmos sobre isso. Ok? Abraço.

  • Kelly Cíntia Guimarães Feminino Silva
    Postado em 11:44h, 06 dezembro Responder

    Olá Dra Ana Paula, poderia me indicar um profissional para analisar meu caso aqui em Belo Horizonte?

    • Ana Paula Simões
      Postado em 22:57h, 18 dezembro Responder

      Sim! Dr. Roberto Zambelli Telefone: (31)9119-9275. Me conte como foi a consulta!

  • Tatiana favaram
    Postado em 19:19h, 26 outubro Responder

    Realizei uma cirurgia de espondiololistese grau IV e ao inserir 6 parafusos, um ficou comprimindo o nervo e meu pé ficou caído. Gostaria de saber quais as chances de voltar pois já faz um mês e não houve melhora nem mesmo com as fisioterapias

    • Ana Paula Simões
      Postado em 17:42h, 29 outubro Responder

      Olá Tatiana, tudo bem? Não é possível eu fazer o diagnóstico sem te examinar para entender o seu caso. Agende uma consulta nos telefones que estão no site. Será um prazer atendê-la. Abraço!

  • Richard Canada
    Postado em 01:31h, 09 outubro Responder

    é possível só aparecer aos 23 anos?

    • Ana Paula Simões
      Postado em 21:18h, 16 outubro Responder

      Oi Richard.
      O pé equino dependendo do tipo de causa, pode sim ser ocasionado em qualquer idade. Se precisar de ajuda, veja meu telefone aqui no site para agendar a consulta. Abraço!

  • Karine Gomes
    Postado em 14:41h, 15 agosto Responder

    Olá. Boa tarde
    Tenho Pé caído desde os meus 10 anos. Quando fiz tratamento de Hanseníase. Agora aos meus 33 estar doendo muito. Tanto o pé quanto o meu joelho. Antes era caído e não sentia tantas dores . O q será q houve. A Sra pode me ajudar?

    • Ana Paula Simões
      Postado em 11:15h, 16 agosto Responder

      Olá Karine, tudo bem? Claro que posso te ajudar! Mas não tenho como responder suas perguntas sem te examinar para entender as particularidades do seu caso. Por favor, agende uma consulta nos telefones que estão aqui no site para que eu possa te examinar e dar o meu diagnóstico. Abraço!

  • alef
    Postado em 07:48h, 26 julho Responder

    ola, tudo bem meu nome e alef e tem tres dias que nao sinto a parte superior do pe , e nao consigo levantar tbm e como se ele estivesse anestesiado . e certeza que meu pe caiu ?

    • Ana Paula Simões
      Postado em 18:46h, 27 julho Responder

      Por favor, agende uma consulta urgente! Veja os telefones aqui no site.

  • Patricia Costa
    Postado em 02:55h, 24 julho Responder

    Ola, minha mãe Solange fez uma cirugia de joelho e colocou uma prótese teve um nervo lesionado e ficou com o pé caído . O médico fará uma cirugia pra levantar o pé . Ela mora em Santa Catarina e irá operar em Curitiba . Há alguma chance do nervo lesionado voltar sem cirurgia ? Qual seria a cirurgia mais indicada para levantar o pé ? No caso dela o esquerdo.

    • Ana Paula Simões
      Postado em 12:06h, 24 julho Responder

      Olá Patrícia, tudo bem? Não tenho como te responder essa pergunta sem examinar sua mãe para entender as particularidades do caso dela. Por favor, agende uma consulta nos telefones que estão aqui no site para que eu possa examiná-la e dar o meu diagnóstico. Abraço!

  • Caio Oliveira
    Postado em 16:14h, 17 julho Responder

    Olá boa tarde. Fiz uma cirurgia pra tirar um tumor que estava alocado entre a tíbia e a fibula, onde foi necessário a manipulação do nervo ou tendão. Que resultou na perda do comando de levantar o pé. Vou começar a fazer fisioterapia. O medico disse que vai voltar, que preciso das sessões para voltar o quanto antes. A minha duvida é, nos intervalos das sessões, eu tenho que ficar de repouso, ou quanto mais exercitar melhor?

    • Ana Paula Simões
      Postado em 12:01h, 24 julho Responder

      Olá Caio, tudo bem? É complicado te dizer algo sem primeiro te examinar e entender as particularidades do seu caso. Sugiro que siga as orientações do seu médico ou agende uma consulta comigo para eu te examinar. Abraço!

  • Isis leite
    Postado em 13:48h, 29 junho Responder

    Tenho pé eqüino em decorrência de cirurgia. Resido no Rio de Janeiro.
    Achei seu site muito interessante e gostaria poder fazer avaliação aqui no Rio, vc poderia me indicar um consultório e/ou comprar a bota respectiva?
    Grata,

    Isis leite.

    • Ana Paula Simões
      Postado em 14:29h, 04 julho Responder

      Procure:
      – Dr. Paulo Frederico
      – Dr. José Cohen
      – Dr. Felipe Delocco
      Abraço!

  • Wilamis Silva
    Postado em 08:27h, 12 junho Responder

    Olá, Sou Wilamis e tenho um problema parecido, eu fico muito tempo sentado ao computador e um dia desses de repente meus movimentos dos pés ficaram limitados tipo eu não conseguir levantar os pés pra cima, mais os resto dos movimentos estão todos normais, não levei nem um acidente ou contusão só não mi exercitei o bastante, também não sinto dores oque isso pode ser?

    • Ana Paula Simões
      Postado em 02:07h, 15 junho Responder

      Olá Wilamis, tudo bem? Não tenho como responder sua pergunta sem te examinar e entender as particularidades do seu caso. Por favor, agende uma consulta para verificarmos isso. Abraço!

    • Henrique Breno
      Postado em 01:45h, 11 julho Responder

      Também fico muito tempo no computador e tive esse problema também

  • Carlos Pereira de Sousa
    Postado em 23:56h, 05 maio Responder

    Boa noite!Eu infelizmente tenho o pé caido por causa do terrivel virus do HANSEN,os tendões ficaram dilacerdos,tenho até uma cirurgia pré marcada…Gostaria de saber se vale apena fazer a transposição tendinosa para melhorar a minha marcha?Tenho um prazo mínimo pra fazer esta cirurgia,me dê uma luz se vale apena faze-la?

    • Ana Paula Simões
      Postado em 23:00h, 06 maio Responder

      Oi Carlos, o tendão que você irá transpor está funcionando bem?

  • eduardo weimer
    Postado em 22:38h, 01 maio Responder

    ola.

    meu nome é Eduardo weimer do RS e fiz 3 cirurgias de raspagem de hérnia L3/L4//L5/S1 e após isso tudo fiquei com pé caído, uso órtese de mola de codevilla para melhorar a marcha. já teste o wall kaid e não ajudou em nada pois não transmite os choques e esta totalmente dormente.

    tens alguma dica????

  • Elias
    Postado em 11:40h, 24 abril Responder

    Olá bom dia,meu nome elias sofrie um acidente em agosto do ano passado.devido a pancada ter sido forte rompeu o nervo e meu pé ficou caído e uma parte acima do pe ficou dormente.a quem devo procurar pra conseguir uma cirurgia.

    • Ana Paula Simões
      Postado em 12:48h, 25 abril Responder

      Olá Elias, tudo bem?
      Entre em contato pelos telefones que estão aqui no site e agende uma consulta para eu analisar o seu caso.
      Abraço!

  • Vanilde Maria
    Postado em 12:47h, 11 março Responder

    Olá tenho sobrinho que se chama Eduardo , ele tem 10 anos e fez uma cirurgia quando nasceu e ficou deficiente físico . Com o passar dos anos por não ter movimento da cintura para baixo , os pés ficou caído , ele pode usar bota ortopédica
    resolveria a voltar ao normal ?

    • Ana Paula Simões
      Postado em 13:58h, 12 março Responder

      Oi Vanilde Maria, tudo bem? Sugiro procurar com urgência a AACD para poder estudar o caso e a possibilidade sim de ortetisar. Ficar assim não pode! Ele é muito novo e merece que seja feito algo por ele.

  • Alonso Rodrigues Moura
    Postado em 21:50h, 09 março Responder

    Boa noite ! Sofri um acidente a 17 anos onde cortei totalmente meu nervo ciático, fiz cirurgia que emendou o nervo e depois fisioterapia por mais de um ano ! Mesmo assim fiquei com o pé caído e ultilizou uma tala articulada para andar perfeitamente. Gostaria de saber se tem alguma cirurgia que pessoa corrigir meu problema e eu voltarei a andar perfeitamente sem a tala ?

    • Ana Paula Simões
      Postado em 13:57h, 12 março Responder

      Oi Alonso, tudo bem? Não tenho como responder uma pergunta tão séria quanto essa sem te examinar! Por favor agende a consulta nos telefones que estão no rodapé do site. Muito provável que tenha cirurgia sim!

  • Sidneia
    Postado em 13:19h, 02 março Responder

    Oi meu nome é sidneia meu marido tem o tendão de aquilis rompido totalmente e ja faz 3 meses o primeiro ortopedista disse cirurgia o segundo q ele foi disse fisioterapia tem algum risco de ele perde o pé o tendão ta com 5 centimetros afastado .aguardo sua resposta

    • Ana Paula Simões
      Postado em 22:07h, 04 março Responder

      Oi Sidneia,
      Quando o Aquiles rompe a mobilidade do pé fica alterada. Você deve procurar urgente um pronto socorro para fazer a reparação do tendão!!
      Abraço!

  • Taislane martins
    Postado em 15:36h, 13 fevereiro Responder

    Oi tudo bem? Tenho uma amiga q tem o pé caido, pois tem artrite, artrose e reumatismo alem de ter sido atropelada.. acabou tendo de amputar a perna esquerda e a direita nao tem movimento o pe tá caído , ela sente formigamento na sola do pé, e tbm esta atrofiando as mãos .nao tem circulação nas pernas.. so passam fisioterapia…

    • Ana Paula Simões
      Postado em 15:49h, 13 fevereiro Responder

      Oi Taislane, tudo bem? Marquem uma consulta comigo através dos telefones que estão aqui no site para eu avaliar o caso dela. Abraço!

  • Cintia Zózimo
    Postado em 15:58h, 06 fevereiro Responder

    Boa tarde.
    Minha sogra tem essa doença, mas já passou por vários profissionais que só direcionam para fisioterapia e em nada adianta. Como sou do RJ, gostaria de saber se indica algum profisisonal que possa realmente nos ajudar?

    Cintia

    • Ana Paula Simões
      Postado em 22:48h, 07 fevereiro Responder

      Claro que posso! Dr. Cohen, Dr. Felipe Delloco e Dr. Frederico Carvalho. Avise que fui eu quem indicou!!

      boa sorte!

  • João Pedro lima de Campos
    Postado em 15:37h, 08 janeiro Responder

    Olá meu nome é João Pedro tenho 15 e tive esse problema desde que nasci fui descobrir que tinha pé caído hoje pois botei no Google “pé sem movimento” pra mim era pé chato né… Eu tenho esse problema só no pé direito o outro é normal tenho o movimento muito bom. Será que eu consigo ter o movimento do pé direito algum dia ou não tem cura?

    • Ana Paula Simões
      Postado em 11:02h, 09 janeiro Responder

      Oi João, tudo bem?
      Terei o maior prazer em te responder tudo isso na consulta (pela internet é impossível sem te examinar). Tem várias coisas a serem feitas pra você pisar melhor! Mas cada paciente é um ser único e além de tocar e examinar você preciso também ver exames de imagem na maioria das vezes. Aqui no meu site tem os endereços e telefones. Só ligar e agendar escolhendo por localização e horário do seu maior conforto.
      Abraço!

  • Mirian
    Postado em 20:41h, 28 dezembro Responder

    Olá , me chamo Mirian , estou pisando torto com metade do dedão, com pé equino , após uma lesão no ciático.
    Que palmilha funciona pra eu ficar com o pé sem cair para o lado ?

    • Ana Paula Simões
      Postado em 18:56h, 04 janeiro Responder

      Preciso te examinar para responder. Pela internet é impossível fazer consulta. Espero que entenda. Veja aqui no site os telefones para agendar a consulta. Abraço!

  • Robson Nunes de Lima Aguilar
    Postado em 17:28h, 04 novembro Responder

    Boa tarde!
    Em novembro do ano passado tive uma forte dor na coluna, na altura da lombar, que me deixou com os pés caidos. hj um ano apos o episódio já recuperei 30% da minha mobilidade com muitos medicamentos passado pela reumatologia do hospital Pedro Ernesto (RJ), e fisioterapia neurolólica. no entanto oque mais me encomoda e a dormência, pressão nos pés e a faciti plantar.

    • Ana Paula Simões
      Postado em 12:36h, 06 novembro Responder

      Olá Robson, tudo bem?

      Para te dar um diagnóstico preciso te examinar e pedir exames de imagem. Por favor, agende uma consulta! Veja os telefones e endereços aqui no site. Abraço!

  • Lindalva Barbosa
    Postado em 23:25h, 10 outubro Responder

    Boa noite, fiz uma cirurgia em Maio e meu nervo foi lesionado fiquei sem sentir o dedão do pé totalmente dormente em cima do pé, será que volta a funcionar sem cirurgia? ?

    • Ana Paula Simões
      Postado em 17:49h, 12 outubro Responder

      Oi Lindalva,

      É impossível te responder sem te examinar. Por favor agende uma consulta! Veja os telefones aqui no site, OK? Abraço!

  • Pamella Marques
    Postado em 01:58h, 29 setembro Responder

    Ola.. sou fisioterapeuta e meu novo paciente fez uma neurorrafia de nervo fibular, onde o medico indicou eletroestimulação para melhora do quadro e funções.. porem muitos artigos falam sobre a ineficácia da estimulação ou como contra indicação nesse caso. seria verdade ou posso continuar com a eletroterapia? obrigada!

    • Ana Paula Simões
      Postado em 13:13h, 29 setembro Responder

      Olá Pamella,

      Foi ortopedista que fez? Porque acho ideal vocês conversarem com um neuro. Aqui na clinica os fisioterapeutas fazem (acho).

  • adriano cesar moreira
    Postado em 03:04h, 27 setembro Responder

    Dra tive um traumatismo em 2005 e fiquei com sequélas na minha perna direita , [ perdi o movimento dos dedos do pé ,e perdi o movimento do pé, para cima e para baixo ] devido à isso , ando puxando a perna direita , na época o médico me disse que : fazendo fizioterapia os movimentos voltariam , porém , só fiz três meses de fizioterapia ,pouca coisa melhorou , é possivel depois de tantos anos voltar ao normal?

    • Ana Paula Simões
      Postado em 13:16h, 29 setembro Responder

      Oi Adriano,

      É impossível te responder sem te examinar. Por favor agende uma consulta! Veja os telefones aqui no site, OK? Abraço!

  • Francisco Aparecido Frabi
    Postado em 19:11h, 03 setembro Responder

    Bom dia Dra Ana, fiz uma cirurgia no dia 17/07/2017 para retirada de placas com pinos na parte inferior da perna e após a cirurgia fiquei com o pé caído, nisto o médico solicitou exames de ressonância magnética e Eletroneuromiografia para ver se tinha quebrado o nervo e não apresentou nada nos exames. A Dra poderia me dar uma luz sobre a situação, pois moro em Rondônia.

    • Ana Paula Simões
      Postado em 12:09h, 06 setembro Responder

      Oi Francisco,

      É impossível responder sem te examinar. Por favor, tente vir a São Paulo e agendar uma consulta. Veja os telefones aqui no site, OK? Abraço!

  • Douglas Martins Souza Santos
    Postado em 19:27h, 30 agosto Responder

    Boa Tarde Dra. Sofri um acidente de moto dia 31 de Julho, não sofri “nada de mais grave” pelos exames e consultas de neuros, estou com o pé caído e não consigo levantar o mesmo, estou fazendo fisioterapias.. e o fisioterapeuta disse que lesionei o nervo tibial, e com fisioterapias e remédios irá resolver.. tem algum tempo estimado de recuperação ?

    Estou apenas pegando mais informações, pois estou meio preocupado se vou voltar a ter o movimento ou não..

    No acidente só sofri ralamentos,

    • Ana Paula Simões
      Postado em 18:40h, 31 agosto Responder

      Oi Douglas, você está certo em estar preocupado! Agende uma consulta o mais rápido possível. Veja os telefones aqui no site. Abraço!

  • Carlos Roberto Speglic
    Postado em 22:45h, 19 agosto Responder

    Pé caído pode ter alguma relação com mielite?

    • Ana Paula Simões
      Postado em 11:30h, 21 agosto Responder

      Pode sim!

  • Sônia
    Postado em 18:12h, 16 agosto Responder

    Dra, tinha meus pés normais até passar por uma cirurgia cerebral em Março/2017, ficando como sequela o pé direito caído, sem movimentos pra cima e pra baixo. Há possibilidade dele voltar como antes? Faço fisoterapia há 5 meses e sem sucesso.

    • Ana Paula Simões
      Postado em 11:51h, 17 agosto Responder

      Oi Sônia, tudo bem? Para responder sua pergunta preciso te examinar. Veja os telefones aqui no site e agende uma consulta, OK? Abraço!

    • Filipe C. Fogaça
      Postado em 22:33h, 27 agosto Responder

      Boa Tarde Sonia,
      Tem a alternativa de usar um aparelho chamado Walkaide.
      Querendo maiores informações, segue nosso contato:
      Clínica Fogaça – Chapecó
      Fones: 49 3312. 0026 ou 98815.3038.

    • Diva
      Postado em 19:44h, 09 setembro Responder

      Boa tarde, vc operou un tumor?Eu acabei de operar, faz duas semanas e saí do hospital com o pé assim, insensível e sem movimento, ainda não fui ao retorno médico, mas estou bem preocupada com a situação, vc disse 5 meses sem melhora?Vc consegue trabalhar?
      Obrigada

      • Ana Paula Simões
        Postado em 11:56h, 11 setembro Responder

        Oi Sônia,

        É muito difícil responder sem te examinar. Por favor agende uma consulta! Veja os telefones aqui no site, OK? Abraço!

  • Renata Martins
    Postado em 02:10h, 12 agosto Responder

    Olá, dra. Ana Paula. Meu nome é Renata e tenho um pé equino. Aliás tenho todo o lado esquerdo com coordenação motora comprometida desde o nascimento. Aos 4 anos de idade fiz uma cirurgia no tendão para minimizar a condição do pé, mas uma coisa é muito incomoda, apesar de ainda usar palmilha para acertar a diferença que ainda ficou entre um pé e outro, é encontrar um sapato que possa ser confortável para usar em qualquer ocasião. Percebo também, aos 40 anos, que as respostas dessa condição estão mais afloradas e parece que a marcha está cada vez mais lenta ao andar (parece que estou arrastando a perna). Também há dores na planta do pé, os dedos que não se abrem e o equilíbrio cada vez mais escasso. Será que ainda algo há para que eu possa recorrer e minimizar os sintomas, ou terei que aguardar ficar cada vez mais difícil andar? Pergunto, porque sempre que vou ao ortopedista (e já fui em vários) com as mesmas queixas, apenas pedem para usar palmilha, mas vejo que já não é mais eficaz.

    • Ana Paula Simões
      Postado em 11:57h, 15 agosto Responder

      Olá Renata, tudo bem?
      Não consigo te responder essa pergunta sem primeiro te examinar. Por favor, veja os telefones aqui no site e agende uma consulta para conversarmos sobre isso. Ok?
      Abraço!

  • Amanda Caroline
    Postado em 02:22h, 19 julho Responder

    Doutora me dê um norte, por favor. Meu filho começou a andar com 1 ano de idade nas pontas do pé. Um ortopedista pediu uma Ultrassonografia do Tendão de Aquiles e o exame mostrou que não há nada de errado com os tendões e no raio x do pé direito acusou Tálus Verticalizado e não ossificação do Navicular esperado para a faixa etária. Ele me encaminhou para uma ortopedista pediátrica que deu o CID 80.1. Meu filho hoje tem 3 anos e foi diagnosticado por Diplegia Espástica Bilateral, Pior na perna direita, e pediu tratamento com Botox para a rigidez dos músculos e disse que a PC causa mesmo deformidades no osso. Estou confusa o Botox relaxa os músculos, mas e o problema do tálus? O que devo fazer? Como sou leiga, eu não consigo ver problemas de atraso no desenvolvimento do meu filho e quando ele deita debruço e eu dobro suas pernas e pressiono a panturrilha o pé faz o movimento involuntário, já que ele tem espasmo muscular isso realmente deveria acontecer?

    • Ana Paula Simões
      Postado em 12:29h, 19 julho Responder

      Olá Amanda,

      Por favor entre em contato com a ortopedista pediátrica Susana Braga, no telefone (015 11) 2151-3205.

      Abraço!

  • Lia Navarro
    Postado em 19:08h, 15 julho Responder

    Sofri um acidente, fiquei 5 dias com um peso no pé para precisar para baixo o quadril, pus uma placa no quadril é outra no joelho para reconstruir lo s e meu pé ficou para baixo, isto fazem 45 dias. Ísto tem cura?

    • Ana Paula Simões
      Postado em 12:20h, 17 julho Responder

      Olá Lia, tudo bem?
      Não consigo te responder essa pergunta sem primeiro te examinar. Por favor, veja os telefones aqui no site e agende uma consulta para conversarmos sobre isso. Ok?
      Abraço!

  • Carmela
    Postado em 15:38h, 06 julho Responder

    Olá
    Sofri acidente de moto tem 2 meses, acabei quebrando a tíbia E,, mas no momento da internação o médico constatou uma lesão no tendão do pé esquerdo. Não sinto ainda os movimentos. Será q volta c fisioterapia?

    • Ana Paula Simões
      Postado em 18:46h, 07 julho Responder

      Oi Carmela,
      Se tem lesão, precisa ser reconstruído! Por favor agende uma consulta. Abraço!

  • Valter Pinheiro
    Postado em 03:34h, 22 maio Responder

    OLá. Ha um mes mais ou menos perdi repentinamente o movimento para cima do meu pé direito, após ficar de joelhos trabalhando por algumas horas. Fui a um ortopedista aqui nos Eua, onde vivo, e ele pediu apenas que eu usasse uma ortese para manter meu pé na posiçao normal. Nao me indicou exames tampouco fisio. Segundo ele o raio x nao mostrou nada anormal. Ainda nao percebi nenhuma melhora e receio nao ter. Preciso muito de uma orientaçao sobre o que poderia eu fazer para melhorar essa minha condiçao. Grato.

    • Ana Paula Simões
      Postado em 10:35h, 22 maio Responder

      Olá Valter, tudo bem?
      É impossível te responder essa pergunta sem primeiro te examinar e pedir exames de imagem. Caso venha para o Brasil em breve, por favor, veja os telefones aqui no site e agende uma consulta para conversarmos sobre isso. Ok? Abraço.

      • Renê Souza silva
        Postado em 14:25h, 07 julho Responder

        Oi sofri um acidente de moto torci minha perna esquerda e to com o pe caído, fiz uma eletroneuromiografia e o resultado foi uma lesão em grau severo do plexo sacral. O ortopedista que me acompanha me recomendou apenas fisioterapia, mas ainda não tenho o movimento do pé… demora muito pra voltar o movimento?

        • Ana Paula Simões
          Postado em 18:48h, 07 julho Responder

          Olá Renê, tudo bem?
          Não consigo te responder essa pergunta sem primeiro te examinar. Por favor, veja os telefones aqui no site e agende uma consulta para conversarmos sobre isso. Ok?
          Abraço!

        • Filipe C. Fogaça
          Postado em 22:48h, 27 agosto Responder

          Prezada Renata,
          Na fisioterapia se faz mobilização de proximal, pré -distal, alongamentos em todas as cadeias musculares , trabalhos de equilíbrio e coordenação, trabalhos de marcha, estimulação eletrônica, kinesio tape e o Walkaide.
          E, claro sempre é necessário fazer uma avaliação com um fisioterapeota especializado.
          Clinica Fogaça – Chapecó
          Fones: 49 3312.0026 ou 9 8815.3038

  • Marizane Magalhães
    Postado em 14:17h, 14 maio Responder

    Doutora, tive síndrome de Guillain Barré há dois anos e só meus pés que ainda não melhoraram, ficaram caídos e uso órtese e faço fisioterapia, será que existe a possibilidade de cura ou é para sempre? Percebo que já melhoraram muito, mas continuam bem caídos e isso me deixa triste e frustrada. Obrigada.

    • Ana Paula Simões
      Postado em 19:31h, 15 maio Responder

      Olá Marizane, tudo bem? Não consigo te responder essa pergunta sem primeiro te examinar e ver o resultado de exames. Por favor, veja os telefones aqui no site e agende uma consulta para conversarmos sobre isso. Ok? Abraço.

  • Robson Aguilar
    Postado em 23:49h, 27 abril Responder

    Dra tive uma dor forte nas costa e fui parar no hospital, la me aplicarão dez ml de morfina e no dia seguinte meus pés estavam caídos.
    Comecei um tratamento com corticóide de 60 MG e hj uso cinco MG e faço 1,5 de ciclofosfamida. Gostaria de saber se esta coreto o tratamento, pois já estou assim a seis meses com uma ligeira melhora.
    Desde já agradeço!

    • Ana Paula Simões
      Postado em 00:24h, 10 maio Responder

      Olá Robson, tudo bem? Não consigo te responder essa pergunta sem primeiro te examinar. Por favor, veja os telefones aqui no site e agende uma consulta para conversarmos sobre isso. Ok? Abraço.

  • Paulo Henrique
    Postado em 04:47h, 23 março Responder

    Olá Drª.
    Sofre um acidente e estou com um ilizarovc mais meu pé ele é caído.
    E meu tornozelo é um pouco duro nao tenho muita flexibilidade. So com o andar ele vai ficando mais flexível. Sera que ele volta a ser flexível quando eu retirar o meu ilizarovc???

    • Ana Paula Simões
      Postado em 11:25h, 24 março Responder

      Oi Paulo,
      Preciso te examinar para responder isso, principalmente para saber o que está lesionado. Veja no site meus contatos para agendar uma consulta para que eu possa ver seus exames e esclarecer todas as dúvidas.

  • Tânia guerreiro
    Postado em 16:00h, 03 março Responder

    Dra. boa tarde!
    Meu esposo fez uma cirurgia para remoção de um tumor no cérebro, em abril/2016, 0 mesmo ainda encontra -se em tratamento.
    Nesta cirurgia ele ficou uma sequela no pé direito não tem flexibilidade no tornozelo, não faz o movimento do pé para cima, daí fica com muita for na perna, quando dorme (não relacha)e só andar fica sem o equilíbrio,e sem este movimento seu pé fica avermelhadoe incha (não tem nenhum problema sério de circulação já investigado).para ele tem algum protetor adequado, pois estou com consultando várioe
    Fico no aguardo de sua resposta

    • Ana Paula Simões
      Postado em 19:48h, 03 março Responder

      Oi Tânia,

      Tem sim. Veja aqui no site os telefones e endereços dos lugares onde atendo e agende uma consulta para eu lhe indicar.

  • Tiago Bezerra
    Postado em 01:28h, 07 fevereiro Responder

    Tive Guillain-Barré em 2014, e estou com os pés caídos… Preciso de ajuda

    • Ana Paula Simões
      Postado em 12:02h, 07 fevereiro Responder

      Oi Tiago,
      Veja no rodapé do site os telefones que você pode ligar para marcar a consulta.

  • Sandra Pereira
    Postado em 17:57h, 17 janeiro Responder

    Boa tarde, tive uma hérnia de disco que estourou e prensou o nervo ciático e lesionou meu pé direito, estou fazendo fisioterapia, pois meu pé ficou caído, mesmo operando a coluna o pé não voltou, já ouviu dizer algo parecido? Obrigada

    • Ana Paula Simões
      Postado em 10:56h, 20 janeiro Responder

      Já ouvi sim!

      Agende uma consulta para conversarmos. Os telefones e os locais em que atendo estão no rodapé do site.

  • Jose antonio mariano
    Postado em 16:03h, 11 janeiro Responder

    Doutora boa tarde..meu pé caiu e não tenho mais o movimento dele subir.. eu estava trabalhando sentado em cima do telhado não tive dor não bati não fez nada….quando desçi do telhado achei que era algum cansasso mais não era…o que pode ter acontecido.ja faz três dias por favor me ajude abc

    • Ana Paula Simões
      Postado em 10:45h, 23 janeiro Responder

      Oi José,
      Lógico que ajudo! Mas para te responder e explicar todas as suas dúvidas e questões, preciso te examinar e avaliar seus exames (caso tenha) com calma e de forma individual, o que é impossível pela internet.
      No meu site tem todos os telefones e endereços onde atendo e todas as informações que você precisa para agendar uma consulta.
      Só escolher o melhor endereço pra você ir e levar seus exames que terei o maior prazer em ajudar!
      Até mais!

  • valmir nunes de Oliveira
    Postado em 17:40h, 02 janeiro Responder

    Sofri um acidente de moto a um ano e meio.mlnha perna esquerda infeccionou meu nervo peroneal foi o mais atingido .todo esse tempo estou com o pé caido e não consigo andar.o que devo fazer

    • Ana Paula Simões
      Postado em 16:21h, 11 janeiro Responder

      Oi Valmir,
      Terei o maior prazer em te responder tudo isso na consulta (pela internet é impossível sem te examinar). Tem várias coisas a serem feitas sim. Mas cada paciente é um ser único e além de tocar em você, preciso também ver exames de imagem na maioria das vezes.
      No meu site tem os endereços e telefones.
      Só ligar e agendar escolhendo por localização e horário do seu maior conforto.

      Abraço!

  • Fernando santos da silva
    Postado em 10:03h, 28 outubro Responder

    Sofri um acidente de moto faturei a tibia 3 lugares e tive uma lesao no nervo fibular e estou sem conseguir movimenta r o pé para cima isso è normal opôs esse tipo de Fatura e se tem cura?

    • Dra. Ana Paula Simões Simões
      Postado em 14:06h, 29 outubro Responder

      Oi Fernando,
      Não consigo fazer uma avaliação sua assim pela net. Por favor agende uma consulta que poderei responder todas suas dúvidas.

Poste um Comentário