Hiperidrose

Sofre com Hiperidrose?

Figura 1: Cerca de 1% a 3% da população dos EUA tem hiperidrose.

A hiperidrose (HH) é uma condição caracterizada por aumento da transpiração excedendo o necessário para regular a temperatura normal do corpo. Cerca de 1% a 3% da população dos EUA tem hiperidrose. Certos tipos de calçados podem aumentar a transpiração nos pés, mas isso não significa que o atleta tem problemas de saúde.

 

O aumento da transpiração pode ocorrer devido à ansiedade, às bebidas com cafeína, à nicotina nos cigarros e até mesmo com os alimentos picantes. Esses alimentos não causam hiperidrose, apenas podem agravá-la.

 

Quando há excesso de umidade em torno dos pés, a pele na parte inferior dos pés vai parecer molhada, branca e enrugada. A transpiração excessiva nos pés pode contribuir para o desenvolvimento do pé do atleta (frieiras), verrugas, bolhas, infecções e chulé (mau cheiro). O suor excessivo também pode fazer com que o pé tendesse a deslizar sobre as sandálias ao caminhar ou outros tipos de calçado cuja sola seja lisa.

 

Os tratamentos incluem uma gama de soluções tópicas, geralmente contendo cloreto de alumínio 15%, iontoforese de água, as injeções de toxina botulínica e, em casos graves, cirurgia.

 

Para ajudar a controlar e evitar a hiperidrose (e o chulé), siga estas dicas:

1. Use sapatos arejados (com “respiros”) feitos de lona, tapume malha.

2. Areje seus sapatos após o uso. Coloque-os numa área bem ventilada.

3. Reveze seus sapatos. Use sapatos diferentes em dias diferentes. Se não for possível, reveze pelo menos as palmilhas.

4. Retire as palmilhas no final do dia para secar e “respirar”.

5. Vá de calçado aberto durante o percurso do treino, trabalho, etc.

6. Troque suas meias pelo menos uma vez durante o dia.

7. Evite meias de algodão e meias de nylon. Escolha as de fibra leves ou meias de mistura de acrílico, que absorva a umidade longe dos seus pés. Pode usar meias com separadores que evitam a propagação de fungos.

8. Lave e seque bem os pés diariamente. Seque bem entre os dedos.

9. Use Spray ou roll on antiperspirante antes de calçar seus sapatos.

10. Verifique seus pés diariamente para avaliar infecção fúngica. (muito comum entre os dedos e na unha).Descamação na planta dos pés e entre os dedos é um sinal clássico de fungo do pé. O aumento da umidade nos pés pode aumentar a chance de uma infecção fúngica.

 

Artigo originalmente publicado em: Web Run.