Dicas para atletas se motivarem! Na fase roxa da COVID-19

Dicas para atletas se motivarem! Na fase roxa da COVID-19

Dicas para atletas encontrarem motivação para malhar durante o retorno a fase roxa no COVID 19 no ano de 2021!


A situação atual em 2021 do COVID-19 colocou o mundo de joelhos novamente. As fronteiras foram seladas e as viagens proibidas novamente, levando ao adiamento dos grandes eventos esportivos e as expectativas que estávamos de começar o ano num retorno a normalidade, ainda com a chegada da vacina foi adiada.


Estávamos até esperançosos, mas aí veio a forma variante e tivemos que nos isolar novamente.


O ano anterior foi estressante para todos. O medo e a ansiedade relacionados à doença podem ser opressores e causar fortes emoções negativas e teremos que enfrentar novamente em 2021 por um bom tempo provavelmente.


Pessoas da comunidade esportiva estão confinadas em suas casas porque os eventos esportivos estão suspensos.


Sem competições, sem treinamento adequado e sem data de término firme para a ameaça global da pandemia do Coronavirus, eles estão tornando ainda mais difícil para os praticantes de esportes se manterem motivados, focados e ativos.


No entanto, existem algumas maneiras de utilizarmos esse período de isolamento social em nossa vantagem e sairmos do outro lado mais em forma, mais fortes e mais resilientes do que nunca. Por isso reuni 5 dicas para atletas se motivarem:

1 – Expresse-se


Distanciamento social não significa desconectar-se de todos. É fundamental ficar conectado com seu treinador e colegas de equipe por meio de várias plataformas online, exemplo como texto: WhatsApp, telegram, sms e os apps de vídeos: como youtube, zoom e canais de mídia social.


Conecte-se com pessoas em quem você pode confiar e se comunicar livremente. Eles podem ser suas fontes de apoio e fornecer a orientação certa durante esse período.


Vale também consultar um profissional de saúde mental e seu médico do esporte uma vez que o nosso CFM liberou na pandemia a consulta online.

2 – Aproveite o tempo a favor do esporte


Você pode aproveitar esse intervalo entregando-se a atividades que o ajudarão a se sentir mais confiante e renovado quando retornar ao campo ou às provas, ao mesmo tempo que segue o distanciamento social e as diretrizes gerais.


Você pode descansar e se recuperar ou ser criativo, envolvendo-se em outros interesses aos quais talvez nunca tenha prestado atenção antes, por exemplo o YOGA ou PILATES.

Do contrário, gerencie seus compromissos ou continue trabalhando para manter seu nível de condicionamento físico. Ou talvez estabeleça novas metas e discuta isso com sua equipe técnica e, em seguida, crie um plano para alcançá-las.

3- Lembre-se porquê escolheu o esporte


Há um forte motivo para você ter escolhido este esporte, e o tempo que acabou de ganhar recluso pode ajudá-lo a revisitar e se comprometer novamente com ele. Aproveite ao máximo esta oportunidade refletindo sobre o motivo de treinar e competir em seu esporte.


Analise seus jogos e treinos anteriores objetivamente e descubra onde precisa ser melhorado. Isso pode lhe dar um impulso para se manter positivo e motivado enquanto se adapta às restrições atuais.


Revisar e remodelar seus objetivos de curto e longo prazo adaptados para atender ao cenário em mudança pode prepará-lo para enfrentar os desafios futuros. Encontrar a alegria em assistir ou falar sobre jogos ou conectar-se com colegas de equipe pode despertar as origens do seu “por quê”.

4- Fortaleça sua aptidão física e mental


Se você decidiu manter seu treinamento, você pode usar esse tempo para continuar melhorando a flexibilidade, a força física e a força mental. Peça a ajuda de seu treinador sobre quais atividades físicas você deve tentar ou explore melhor as sessões de treinamento virtual fornecidas por vários aplicativos e programas.


Você pode aprimorar suas habilidades mentais, incluindo confiança, foco, definição de metas, relaxamento ou visualização. Existem vários curso gratuitos online sensacionais! Eu fiz de meditação e aprendi muito!

5-Estaleça uma rotina diária


Somos donos do nosso destino e o mestre de nossas ações. Temos total controle sobre nossas decisões e como agimos ao longo do dia, desde acordar até dormir.


Precisamos solidificar as prioridades e estabelecer uma rotina diária ou semanal incorporando atividades de autocuidado, como acordar cedo, dormir o suficiente, ter uma dieta balanceada e se envolver em passatempos pessoais.


Ajuda-nos a restaurar parcialmente os sentimentos de controle e conforto, ao mesmo tempo que apoia a nossa saúde geral e bem-estar.


Que tal começar agora?Anote sua rotina e vamos mante-la!

Pensamentos finais


Atletas de todo o mundo realmente acharão essas dicas benéficas, mas precisam executa-las e se empenharem para aproveitar esse período de bloqueio para se tornarem atletas melhores e melhor preparados.


Bons treinos valentes!!!


Me segue lá no Instagram: @draanapsimoes 

Dra. Ana Paula Simões
Médica do esporte, ortopedista e traumatologista, professora instrutora e mestre pela Santa Casa de São Paulo, especialista em medicina esportiva e cirurgiã do tornozelo e pé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× Entre em contato!