Doença de sever: o que é?

Doença de sever: o que é?

Doença de sever é uma desordem óssea comum em crianças em fase de crescimento que praticam esportes. Saiba como diagnosticar e tratar.

Já observou alguma vez seu filho reclamar de dor no calcanhar? É importante dar atenção à queixa da criança, porque pode ser apofisite do calcâneo, outro nome para doença de sever. Mas o que é doença de sever?

Doença de sever é uma desordem óssea que causa dor e inchaço no calcanhar de crianças que praticam atividade físicas regulares, que estão em fase de crescimento.

Principalmente, se for um esporte de impacto, que envolve corridas e saltos. Por exemplo, crianças que são bailarinas, praticam ginástica olímpica ou corrida. Como acontece? 

A apofisite do calcâneo acontece por traumas repetitivos na região do calcanhar, por falta de amortecimento e calçados inadequados. Algumas crianças apresentam um crescimento desproporcional, ou seja, os ossos crescem mais rápido do que os músculos e os tendões.

Geralmente ocorre entre os 8 e 13 anos para meninas e 10 e 15 para meninos, durante dois anos no período da puberdade, época em que as crianças crescem mais rapidamente. 

A doença de sever raramente ocorre em adolescentes, ela ocorre durante o período de crescimento, por isso também pode fazer parte da dor do crescimento em crianças.

É muito raro um adolescente desenvolver essa doença, porque os ossos do calcanhar param de crescer aos 15 anos. Quais os sintomas? 

Quais são os sintomas?

O principal sintoma da doença de sever é dor no calcanhar, pode ser em um ou ambos. O calcanhar fica inflamado e dolorido, por isso a criança anda na ponta dos pés ou apoia o peso na lateral do pé. Não é uma doença grave e geralmente se resolve quando os ossos do calcanhar param de crescer.

Se o seu filho (a) apresentar estes sintomas, você deve procurar um médico ortopedista para analisar o caso e fazer o diagnóstico. Embora não seja grave, é muito dolorosa e prejudica a qualidade de vida dele (a), também vai afastá-lo (a) dos esportes até se recuperar. Como tratar? 

Doença de sever tratamento

O tratamento para a doença de sever geralmente é conservador. Depois de receber o diagnóstico, o médico poderá prescrever anti-inflamatórios ou analgésicos para aliviar a dor. Pode ser necessário afastar-se das atividades físicas até que a dor diminua. 

Algo que também ajuda a diminuir a dor é colocar compressa fria, ou gelo, no local por 15 minutos, três vezes ao dia. O gelo age como um anti-inflamatório diminuindo a dor e o inchaço.

Conforme a dor for diminuindo, ele (a) poderá retornar às atividades com cautela. Antes e depois das atividades deve ser feito alongamento dos músculos isquiotibiais que ficam na parte de trás da coxa. Alongar a panturrilha e o tendão de aquiles para ajudar a diminuir a tração dos tendões nas placas de crescimento.

Dependendo do caso, se a dor for muito forte, pode ser necessário uma palmilha ou um calçado sob medida para dar suporte ao arco plantar ou imobilização. 

Exercícios e fisioterapia

A fisioterapia é um excelente aliado para ajudar a diminuir a dor e a criança poder retornar às atividades, o tratamento será adaptado a cada criança de acordo com o seu nível de dor.

Na fisioterapia serão feitos exercícios para fortalecer a musculatura das pernas e pés, para não causar sobrecarga no calcanhar, e massagem. A massagem ajuda a aumentar a circulação sanguínea e diminuir a dor.

A recuperação pode demorar dias ou meses, isso vai depender do grau de dor que a criança sente. Se depois de seguir todas as recomendações médicas não houver melhora leve-o ao médico especialista em lesões esportivas, por que pode ser algo mais sério.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato!

Me segue lá no Instagram: @draanapsimoes

Não há comentários

Poste um Comentário