Avaliação da dor da fricção do Plantaris
No exame, a dor será reproduzida sobre o tendão delgado plantar. O tendão, que tem aproximadamente 3 mm de diâmetro, é palpado onde sai da junção do tendão do músculo entre o gastrocnêmio e o tendão de Aquiles e segue para baixo no aspecto medial, observando o local de máxima sensibilidade.
Indivíduos com dor plantar, semelhante à tendinopatia de Aquiles, descreverão a carga dolorosa em dorsiflexão (elevação do calcanhar). A avaliação da dorsiflexão do peso corporal de um aumento do calcanhar pode ser dolorosa, mais ainda com um joelho reto em relação ao joelho flexionado. Se a dor não puder ser reproduzida, o médico poderá passar a fazer apoio monopodal, aumentos repetidos da panturrilha ou saltos de perna única, observando a localização da dor quando provocada.
A avaliação adicional também servirá para descartar outros diagnósticos diferenciais, como lesões no gastrocnêmio ou sóleo, tendão de Aquiles ou bursite retrocalcaneal.
Fatores contribuintes também serão examinados, como postura dos pés, calçados e amplitude de movimento da dorsiflexão (ADM). Diminuições na ADM de dorsiflexão podem aumentar a pronação e a subsequente compressão no aspecto medial do tendão de Aquiles.