Sete promessas de Ano Novo que você deveria fazer ao ortopedista
Lesões ortopédicas são comuns em esportes de impacto, especialmente corrida, tênis e futebol. Mas os entusiastas do desporto podem diminuir o risco de lesões, tomando algumas precauções. Confira sete dicas para começar o ano sem se machucar.
1. Aquecer sempre antes de qualquer atividade esportiva
Alongue levemente ou, melhor ainda, faça uma corrida lenta durante dois a três minutos para aquecer os músculos. Não force muito com movimentos agudos ou de pulos.
2. Condicionar os músculos para o esporte
A quantidade de tempo gasto na atividade deve ser aumentada gradualmente ao longo de um período de semanas e construir tanto a força muscular quanto a mobilidade. Alterne os treinamentos, participando de diferentes atividades que podem ajudar a construir e fortalecer os músculos.
3. Escolher calçados esportivos especificamente para o seu tipo de pé
As pessoas cujos pés pronam ou que têm baixos arcos (pé plano) devem escolher sapatos que fornecem suporte, tanto na frente do sapato e sob o arco. O calcanhar deve ser muito estável. Aqueles com um pé mais rígido ou arcos levados devem escolher sapatos com mais amortecimento e uma plataforma mais suave. Use sapatos específicos do esporte. Sapatos de treinamento são uma boa escolha em geral; em caso de maior especificidade faça palmilhas sob
medida.
4. Substituir o tênis quando o piso ou os calcanhares desgastarem
As pessoas que correm regularmente deve substituir sapatos a cada seis meses, em média, dependendo do uso e quilometragem.
5. Evitar correr ou pisar em superfícies irregulares
Tente ter cuidado em terreno com pedras ou morros com cascalho solto. Furos, tocos de árvores e raízes são problemas se você estiver correndo em trilhas. Se você tiver problemas com as pernas, uma estrada de terra é mais suave do que o asfalto, que é mais suave do que concreto. Tente escolher uma boa superfície, se possível.
6. Prevenir lesões recorrentes
Atletas que sofreram lesões no tornozelo previamente podem beneficiar do uso de órteses ou fita (tape) para evitar lesões recorrentes no tornozelo.
7. Ouvir o próprio corpo
Se você experimentar uma dor no tornozelo ou pé durante um esporte, pare a atividade ou modifique o que está fazendo até que a dor desapareça. Além disso, se você estiver lesionado provavelmente terá que fazer reabilitação e treinamento antes de voltar para o esporte, para evitar recidivas.
Bons treinos!
Dra. Ana Paula Simões Médica do esporte, ortopedista e traumatologista, professora instrutora e mestre pela Santa Casa de São Paulo, especialista em medicina esportiva e cirurgiã do tornozelo e pé.