5 formas de aliviar a dor da joanete

O joanete é um problema ortopédico que ocorre mais frequentemente em mulheres, causando dor e desconforto. Caracterizado pelo desalinhamento de determinadas estruturas ósseas presentes no pé, o joanete consiste em uma protuberância óssea que se forma próximo do dedão, prejudicando a mobilidade e a qualidade de vida. Se você sofre com essa condição, saiba que existem algumas já aliviar a dor do joanete que podem ser implementadas juntamente com o tratamento médico.

 

Essa protuberância pode ser desencadeada por diversos fatores, como:

 

  • Traumas;
  • Uso frequente de calçados inadequados;
  • Frouxidão ligamentar;
  • Artrite reumatoide;
  • Predisposição genética.

 

Além da dor que afeta a rotina do paciente, existem alguns outros sintomas que podem se apresentar e variar de acordo com a intensidade e gravidade da condição:

 

  • Dentro de uma saliência óssea próximo à base do dedão;
  • Dor na região da protuberância;
  • Desvio do dedo afetado na direção dos demais dedos;
  • Inchaço;
  • Vermelhidão;
  • Calosidades;
  • Deformidade nos dedos.

 

Como é feito o tratamento do joanete?

 

Por se tratar de uma protuberância óssea que apresenta inflamação causando dor e desconforto, a correção do joanete costuma ser feita através de uma intervenção cirúrgica minimamente invasiva. Durante esse procedimento o médico cirurgião realiza a correção da deformidade óssea e restabelece o formato anatômico do dedo.

 

Entretanto, muitas vezes o paciente ainda não necessita de uma intervenção cirúrgica para corrigir o problema, sendo necessário adotar medidas específicas para aliviar a dor e proporcionar uma maior qualidade de vida.

 

Veja a seguir algumas dicas:

 

  • Troque calçados apertados por sapatos mais confortáveis

 

Sapatos que geram muita pressão na calosidade formada pelo joanete podem agravar os sintomas e causar um desconforto ainda maior para o paciente, como é o caso de sapatos com bico muito fino ou salto alto. Substituir esses calçados por opções mais largas e confortáveis vai ajudar a aliviar a dor e reduzir os sintomas causados pela condição. 

 

  • Faça compressas de gelo

 

As compressas frias ajudam a reduzir o inchaço e a combater a dor que afeta a região. Realizando aplicações de 10 a 15 minutos e mantendo uma proteção para evitar o contato do gelo diretamente com a pele, essas compressas podem ser realizadas sempre que o joanete estiver inflamado quando a dor estiver muito intensa. 

 

  • Siga a recomendação dos medicamentos prescritos pelo médico

 

É muito provável que, se você já procurou um profissional para realizar o tratamento do joanete, ele tenha recomendado a utilização de medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios. É muito importante seguir essa recomendação à risca para aliviar os sintomas e melhorar a sua qualidade de vida.

 

  • Utilize palmilhas especiais

 

Existem no mercado algumas palmilhas desenvolvidas especialmente para aliviar o desconforto e trazer mais praticidade para os pacientes que sofrem com joanete. Essas palmilhas vão ajudar a amortecer e proteger a região afetada, evitando o atrito e a pressão causada pelos calçados.

 

  • Utilize uma órtese para joanetes

 

A órtese ortopédica para joanete pode ser utilizada no período da noite, realizando uma pressão para reduzir a deformidade e retardar o seu aumento.

 

Seguir as recomendações médicas do profissional responsável pelo seu tratamento é fundamental para garantir a melhoria dos sintomas. Por essa razão, é necessário buscar a ajuda de um médico especialista para iniciar o tratamento e obter a melhor orientação para o seu caso.

 

Lembrando que são medidas paleativas apenas para alívio da dor. Não vai haver correção da deformidade em nenhuma dessas dicas, nem nos “ milagres” que vc vê na internet.

A correção definitiva é cirúrgica.

 

Me escreva para dúvidas e comentários:

@DraAnaPSimoes

 

Dra. Ana Paula Simões
Médica do esporte, ortopedista e traumatologista, professora instrutora e mestre pela Santa Casa de São Paulo, especialista em medicina esportiva e cirurgiã do tornozelo e pé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!
Precisa de ajuda?
Olá!
Posso te ajudar?