Dor na tíbia é o mesmo que canelite?

A dor na Tíbia pode ser causada por diversos fatores, sendo fundamental buscar uma avaliação por um médico especialista para conseguir determinar as causas dos sintomas. A canelite é uma das doenças que mais está associada à dor na Tíbia, seguida pela dor no músculo tibial anterior.

 

Entretanto, essas doenças apresentam características bem distintas, como veremos a seguir:

 

A síndrome do estresse tibial Medial, ou, como é popularmente conhecida, canelite, é uma doença que causa dor na porção interna da tíbia. Já a dor no músculo tibial anterior, está relacionada ao tecido muscular e não à parte óssea.

 

As causas dessas doenças também apresentam distinções: enquanto na canelite existe um processo inflamatório no tecido relacionado à sobrecarga, a dor no músculo tibial anterior está relacionada ao excesso de utilização ou fraqueza muscular.

 

Por essa razão, nem sempre a dor na Tíbia é considerada canelite. Nesse sentido uma 

avaliação precisa por um médico ortopedista poderá te ajudar a determinar qual a real causa e qual o melhor tratamento a ser implementado. 

 

A canelite pode ser causada pelos seguintes fatores:

 

  • Prática de corrida em uma superfície regular ou muito dura;
  • Alterações abruptas no plano de treinos, como a mudança de intensidade, distância ou duração;
  • Utilização de calçados inadequados para a prática da corrida;
  • Fatores biomecânicos, como a hiperpronação do Pé, alterações do arco plantar, entre outros;
  • Sobrepeso.

 

Como é feito o tratamento para dor na Tíbia

 

Como dissemos anteriormente, o tratamento para a dor na Tíbia vai depender da sua causa. Se for diagnosticado um quadro de canelite, o médico tem como objetivo aliviar os sintomas, combater o quadro inflamatório e proporcionar a melhoria da absorção do impacto durante a prática de esportes. Para isso, é implementado uma abordagem para o fortalecimento dos músculos da panturrilha e correção biomecânica da corrida

 

Além disso, também podem ser recomendados tratamentos complementares para garantir que o paciente consiga melhorar a sua mobilidade e proporcionar maior fortalecimento muscular.

 

Via de regra, o tratamento para canelite envolve uma abordagem conservadora que pode incluir:

 

  • Repouso;
  • Massagem localizada;
  • Aplicação de compressas de gelo no local de uma a três vezes durante o dia;
  • Terapia de radiofrequência;
  • Tratamento por ondas de choque ponto e, fortalecimento e alongamento muscular;
  • Entre outros.

Leia também: Exame para detectar canelite 

Como cada caso deve ser avaliado individualmente, é necessário seguir as orientações do médico responsável pelo seu tratamento para obter uma resposta positiva à abordagem recomendada. Seguir as orientações do médico e as suas recomendações quanto à mudança nas atividades realizadas é primordial para garantir bons resultados no tratamento de dor na Tíbia , descartando principalmente fraturas e tumores.

 

Agende sua avaliação : 11 25079021

@DraAnaPsimoes

 

Dra. Ana Paula Simões
Médica do esporte, ortopedista e traumatologista, professora instrutora e mestre pela Santa Casa de São Paulo, especialista em medicina esportiva e cirurgiã do tornozelo e pé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!
Precisa de ajuda?
Olá!
Posso te ajudar?