Dor na canela ao caminhar

A dor na canela ao caminhar ou correr  é um sintoma bastante comum e que pode afetar pessoas de todos os gêneros e idades. Diferentemente do que se pensa, essa dor não está relacionada apenas  à falta de aquecimento ou de condicionamento físico, porque  pode  afetar também  até mesmo atletas profissionais.

 

Normalmente, após alguns dias de repouso a dor na canela costuma desaparecer e o atleta consegue retomar as suas atividades normalmente. Contudo, por se tratar de um processo inflamatório, a retomada das atividades pode fazer com que a dor volte a atrapalhar a rotina e a prática de atividades físicas.

 

Essa condição é conhecida como canelite, e ainda que não seja um problema grave, pode atrapalhar consideravelmente a rotina do paciente. Se você é um praticante de caminhadas ou corrida de rua, essa é uma dor que pode causar um grande impacto no seu dia a dia.

 

A síndrome do estresse tibial Medial, ou canelite, é um processo inflamatório que atinge a tíbia e os músculos e tendões que a rodeiam. Existem dois tipos de canelite:

 

  • Canelite Anteromedial: nesse tipo de canelite o paciente relata dor na parte superior da tíbia.

 

  • Canelite posterolateral: nesse caso a dor é sentida na parte mais baixa da canela.

 

Quais são os sintomas da canelite

 

Por apresentar sintomas bastante específicos, a canelite é uma condição que pode ser diagnosticada facilmente. O principal sintoma é a dor persistente na região da canela, que pode ser sentida na parte anterior ou posterior do osso.

 

Além da dor, o paciente também pode relatar alguns outros sintomas, como:

 

  • Inchaço ou vermelhidão  nas pernas;
  • Sensibilidade;
  • Fraqueza;
  • Dor após realizar atividades físicas.

 

 

O repouso pode ajudar a aliviar a dor, mas ela costuma voltar com a retomada das atividades, principalmente em treinos mais intensos e frequentes. 

 

Esse processo inflamatório pode ser desencadeado devido a diversos fatores, como:

 

  • Uso de calçados inadequados ou com excesso de desgaste para praticar caminhadas e corrida;
  • Falta de aquecimento e alongamento antes de iniciar as atividades intensas;
  • Erros de pisada;
  • Prática de corrida em terrenos muito irregulares;
  • Falta de intervalo para o repouso entre exercícios voltados para musculatura posterior.
  • Erros de biomecânica
  • Fraqueza muscular

 

Em casos mais específicos, a canelite pode ser causada devido a fraturas, fatores genéticos, processos inflamatórios ou tumores. para um diagnóstico preciso é necessário contar com a ajuda de um médico especialista.

 

Como é o tratamento para dor na canela ao caminhar?

 

Por se tratar de um processo inflamatório, o tratamento da canelite costuma envolver o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para reduzir a inflamação, repouso e aplicação de compressas de gelo. Dependendo do caso, o médico também pode recomendar a fisioterapia para o fortalecimento muscular.

 

É muito importante adotar uma abordagem preventiva para evitar o desenvolvimento da canelite. Se você pratica corrida, é importante investir em um calçado adequado que ajude a adequar a sua pisada e absorver o impacto causado pela prática esportiva. O tipo de solo onde você realiza essas atividades também deve ser adequado.

 

Antes de iniciar as atividades, é necessário realizar o alongamento e aquecimento dos seus membros para prevenir lesões decorrentes da atividade. Sempre conte com a orientação de um profissional antes de iniciar em qualquer esporte para avaliar se existe algo comprometido do ponto de vista músculo esquelético como deformidades, encurtamentos e limitações de mobilidades : o que são fatores que propiciam lesões.

 

Dúvidas?

Me escreva!

@draAnaPSimoes

Dra. Ana Paula Simões
Médica do esporte, ortopedista e traumatologista, professora instrutora e mestre pela Santa Casa de São Paulo, especialista em medicina esportiva e cirurgiã do tornozelo e pé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!
Precisa de ajuda?
Olá!
Posso te ajudar?