Dor na canela, que médico procurar?

 

A dor na canela é um sintoma bastante comum entre praticantes de corrida de rua, que é um esporte que vem ganhando cada vez mais adeptos. Por ser uma atividade muito democrática e que pode ser praticada sem a necessidade de nenhum tipo de investimento ou espaço específico, cada vez mais pessoas vem escolhendo a corrida de rua como esporte.

 

Contudo, a maior parte dessas pessoas não busca orientação de um médico ou especialista para garantir que a prática da atividade aconteça de maneira segura, se tornando propensas a desenvolverem condições médicas e sofrerem lesões, como é o caso da canelite.

 

A canelite pode atrapalhar a realização de atividades físicas e causar um grande impacto na qualidade de vida do paciente. Pacientes que sofrem com essa condição relatam uma dor intensa na porção mais interna da perna, que pode se intensificar durante a prática dos exercícios. Em casos mais graves, o paciente pode sentir uma dor incapacitante que atrapalha até mesmo as atividades diárias, como caminhar.

 

A síndrome do estresse tibial Medial ou periostite medial da tíbia é resultado de um processo inflamatório que atinge o principal osso da nossa canela, além de outras estruturas adjacentes, como músculos e tendões.

 

Existem dois tipos de canelite:

 

  • Canelite anteromedial: esse tipo de canelite é sentido na parte superior da tíbia, na porção mais interna da perna ou na frente da canela.

 

  • Canelite posterolateral: nesse caso adoro é sentida na porção debaixo da canela ou na parte de fora da perna.

 

Essa condição pode ser causada por alguns fatores, como:

 

  • Corrida em terrenos irregulares;
  • Sobrecarga;
  • Problemas de biomecânica;
  • Fatores genéticos;
  • Utilização de calçados inadequados para a corrida;
  • Falta de alongamento;
  • Intensificação extrema dos padrões de Treinamento;
  • Problemas de pisada;
  • Tumores, fraturas e infecções.

 

Além de afetar os corredores de rua, a canelite também é bastante comum entre praticantes de esporte de alto impacto, como aqueles que envolvem saltos ou que necessitam de desaceleração brusca, como é o caso do basquete, handebol e futebol.

 

Além da dor, o paciente com canelite também pode relatar dificuldade  para sustentar o peso do corpo e caminhar, inchaço na região da canela e fraqueza.

 

Que médico cuida da dor na canela?

 

Se você está sofrendo com dor na canela, o profissional ideal para te ajudar é o médico ortopedista, se for ainda mais específico: do esporte. Esse profissional consegue realizar o diagnóstico preciso da condição e implementar a melhor medida terapêutica para aliviar os sintomas.

 

É muito importante que você busque ajuda de um médico de confiança e experiente para que todo tratamento consiga entregar os resultados esperados. Na maior parte dos casos, o tratamento da canelite é conservador, podendo incluir:

 

  • Mudanças das atividades;
  • Medicamentos 
  • Fisioterapia 
  • Correção dos fatores causais

 

Uma vez implementado o tratamento e havendo melhora dos sintomas, o paciente pode tomar as suas atividades físicas. Lembrando que essa retomada deve acontecer de maneira gradual para evitar a sobrecarga do membro e a piora da condição.

 

O aquecimento antes e depois de qualquer atividade física é essencial para prevenir a incidência de lesões e condições desse tipo, assim como o fortalecimento . A intensificação dos treinamentos também deve ser acompanhada por um profissional de educação física capacitado para evitar problemas decorrentes de sobrecarga.

 

Escreva se tiver dúvidas!

@draanapsimoes

Dra. Ana Paula Simões
Médica do esporte, ortopedista e traumatologista, professora instrutora e mestre pela Santa Casa de São Paulo, especialista em medicina esportiva e cirurgiã do tornozelo e pé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!
Precisa de ajuda?
Olá!
Posso te ajudar?