Exercícios físicos: Como iniciar de forma segura?

Exercícios físicos: Como iniciar de forma segura?

Exercícios físicos: São muitos os motivos que levam as pessoas a iniciar atividade física. Mas como iniciar de forma segura? Confira!

Problemas de saúde, dores na coluna, sedentarismo, bem-estar, lazer, ganho de massa muscular e emagrecimento. São diversos os motivos que levam as pessoas a praticar exercícios físicos.

Mas será que todas sabem se estão em plena condição para isso? Geralmente, o iniciante comete um erro grave: não vai ao médico do esporte para realizar os exames necessários e confirmar se está apto a praticar o esporte escolhido. E o que acontece? Lesiona-se e, no pior dos casos, pode sofrer um infarto por sobrecarga.

O primeiro passo para o começo de uma vida no esporte é uma consulta com o cardiologista. É imprescindível a realização de um check-up completo e do teste ergométrico, na esteira ou na bicicleta.

De acordo com o cardiologista Paulo Roberto Carvalho, essas medidas têm que ser tomadas para qualquer modalidade e por todas as idades, mas principalmente pelos homens e mulheres acima dos 40 anos.

– Antes de praticar qualquer atividade física, é necessário realizar uma gama de exames. Os mais comuns são o hemograma, com o intuito de analisar todos os elementos do sangue, e o teste de esforço físico, que permite detectar a presença de doenças arteriais, algum problema cardiorrespiratório ou alterações do ritmo cardíaco desenvolvidas pelo esforço – informou o cardiologista.

Escolhido o esporte e com a liberação do cardiologista em mãos, é hora de ir ao ortopedista. É preciso identificar o tipo da pisada, detectar anormalidades na coluna e problemas através dos formigamentos causados pela má postura é de suma importância.

Para a ortopedista Ana Paula Simões, especializada em pé, perna e tornozelo, é importante que o atleta conheça a sua pisada para evitar vícios posturais, lesões nos tornozelos, joelhos e na coluna.

– São três tipos de pisada: pronada, quando a parte de fora do calcanhar toca no chão e o pé inicia a rotação para dentro e só depois volta ao normal; supinada, quando o calcanhar toca o solo e o pé inicia uma rotação para fora; e pisada neutra, aquela que começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro, terminando com a parte dianteira do pé tocando o solo – explicou a ortopedista.

Com todos os cuidados devidamente tomados, chegou o momento de ir às compras. Quais são as roupas que o atleta deve usar? Que tipo de tênis, touca e sunga de natação, bicicleta, shorts e camisetas de corrida adquirir?

As próximas dicas são sobre as roupas mais adequadas para cada prática esportiva. Não perca a segunda das cinco reportagens da série “Iniciantes” do Eu Atleta.

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Dra. Ana Paula Simões
Médica do esporte, ortopedista e traumatologista, professora instrutora e mestre pela Santa Casa de São Paulo, especialista em medicina esportiva e cirurgiã do tornozelo e pé.

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