Qual tênis é melhor para correr? Como escolher?

Qual melhor tênis para correr?

Qual tênis é melhor para correr? Como escolher?

Qual tênis é melhor para correr? Uma ótima pergunta, porém, antes que você ache que estamos sendo patrocinados, já vamos responder: o melhor tênis é aquele que te deixa mais confortável!

Como assim?

Vamos aos fatos, já previamente conversado no ultimo artigo “Treinar de tênis é seguro?, mas acima de tudo comprovando na literatura onde fomos buscar a resposta: O que vale é SEU “filtro de conforto”.

Os tênis de corrida vêm passando por drásticas mudanças, anos após ano e várias marcas tentam chamar sua atenção e investem realmente em muita tecnologia, isso é indiscutível.

E com essas mudanças, veio a pergunta que não quer calar: Tênis pode prevenir lesão?

Tênis pode prevenir lesão?

O segredo não está na resposta, porém, na pergunta. E a pergunta certa seria: Será que o tênis pode intervir no aparecimento de lesões?

Nesse quesito, prevenir tornou-se um termo ultrapassado, não há como prever fatores externos que podem causar lesões.

Por exemplo: um buraco na pista de corrida, um carrinho violento no futebol, ou até mesmo torcer o pé no treino, como essa semana atendi uma triatleta (@xanfigueiredo).

Para dizermos que vamos prevenir lesões, temos que usar nosso corpo, essa grande máquina biomecânica para absorver impactos através dos nossos músculos, tendões e ligamentos que fortes, proporcionam o melhor desempenho possível tanto para nossas atividades diárias, quanto esportivas.

Sempre se disse muito sobre usar tênis com certo amortecedor, ou tênis que “corrigisse” a pisada para assim prevenir futuras lesões.

Mas os últimos estudos têm jogado tudo isso por terra mostrando que essas duas variáveis, tanto à relação entre as características de impacto quanto a pronação do tornozelo não tem ligação direta com o risco de desenvolver uma lesão na corrida.

Em contrapartida, chegaram outros dados, mostrando que surgiram dois novos paradigmas sugeridos para elucidar a associação entre calçados e lesões.

Esses por sua vez, são chamados de ‘caminho de movimento preferido’ e ‘o filtro de conforto’.

Como isso funciona?

Os pesquisadores sugerem que um corredor seleciona na loja intuitivamente um produto confortável usando seu próprio filtro de conforto que permite que ele permaneça no caminho do seu movimento preferido, ou seja, você deve experimentar o tênis e analisar o conforto ao andar e correr e essa analise é que reduz automaticamente o risco de lesões.

Podemos denominar esse processo como nosso próprio feedback biodinâmico. Sabemos que o conforto é difícil de definir e quantificar. Porém, nosso corpo fala.

Até mesmo em outras pesquisas, não relacionadas aos calçados, um grande preditor de lesão, seria a nossa força de aterrissagem ao solo, colocando em jogo mais uma vez, essa nossa auto análise mostrando que o nosso corpo responde ao que é oferecido a ele, fazendo com que tomemos decisões o mais inteligentes possíveis, para assim, evitar lesões e ter um ótimo desempenho.

E para isso, faz-se necessário o caminho mais longo que a maioria das pessoas evitam percorrer: o do fortalecimento, o do treinamento e o da correção biomecânica.

Não o mais curto de achar que o tênis vai fazer tudo isso por você. Escolha o seu!

Referencia: PubMed.gov

 

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