Fortalecimento muscular na terceira idade, veja como é importante

Também conhecido como treinamento de força, o fortalecimento muscular costuma utilizar equipamentos comuns das academias, pesos manuais, faixas (bandas) de exercício, ou até mesmo o peso do próprio corpo, para trazer mais resistência e força ao corpo. Com tantas possibilidades, esse tipo de treino pode ser realizado em academias, em casa, praças, entre outros.

É mais do que comprovado que os exercícios de fortalecimento muscular podem aumentar a nossa força, massa muscular e densidade óssea, representando uma das práticas mais importantes para quem pratica esportes ou não. Outra vantagem desse tipo de exercício é a melhoria da capacidade do corpo em eliminar gordura e açúcar, que, em excesso, podem ser extremamente prejudiciais para a nossa saúde.

A falta de exercícios de alongamento e fortalecimento muscular na terceira idade (e em todas as outras) pode ser sentida de forma bastante clara, principalmente em indivíduos sedentários. Problemas para se levantar da cama ou de uma cadeira, subir escadas, dores constantes, entre outros, podem ser comuns quando falta força no nosso corpo. A prática de atividades físicas é um dos fatores mais importantes para trazer mais saúde, tanto física, quanto mental, melhorando a qualidade de vida.

De forma natural, a prática de atividades físicas é uma das formas mais valiosas de combater diversas doenças, como obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares, principalmente na terceira idade. No caso do treinamento de força (fortalecimento muscular), as possibilidades são inúmeras. Até mesmo quem não tem tempo, ou condições de arcar com uma academia, pode conseguir fortalecer os músculos com exercícios simples em casa ou na rua.

O recomendado é que todos os grupos musculares sejam exercitados pelo menos duas vezes por semana, isso significa: pernas, braços, ombros, abdômen, costas, entre outros, devem ser trabalhados de forma equilibrada e compatível com a capacidade física de cada um.

É importante lembrar que o fortalecimento muscular é um dos aspectos mais importantes para quem busca obter um melhor desempenho na prática de atividades físicas. Confira essa reportagem que acompanhou o Sr. Manoel, um senhor super saudável e cheio de disposição, que corre há mais de 30 anos. 

Mesmo que seja essencial para qualquer tipo de esporte, quando o assunto é corrida, o fortalecimento na terceira idade é de extrema importância, tanto para um bom desempenho, quanto para evitar lesões. Aproveite a reportagem que contou com a consultoria da Dra. Ana Paula Simões, e aprenda um pouco mais sobre a importância do fortalecimento muscular.

 

Clique aqui para ver a reportagem

 

Coloca no final: dúvidas?
Entre em contato:

11 94006 5262

 

 

Dra. Ana Paula Simões
Médica do esporte, ortopedista e traumatologista, professora instrutora e mestre pela Santa Casa de São Paulo, especialista em medicina esportiva e cirurgiã do tornozelo e pé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× Entre em contato!