Gelo para fascite plantar é indicado?

A fascite plantar é um processo inflamatório que afeta a sola do pé, mais especificamente a fáscia plantar. Esse tecido apresenta uma característica pouco elástica, resultando em dor intensa quando inflamado. Por esse motivo, muitas pessoas utilizam gelo para fascite plantar para amenizar a dor e combater esse processo inflamatório.

 

Contudo, é necessário entender se o gelo para fascite plantar é a melhor alternativa de tratamento e a melhor solução para amenizar a dor sofrida por conta dessa condição.

 

Primeiramente, precisamos entender os processos que estão envolvidos no desenvolvimento da face de plantar. Essa condição é bastante comum em praticantes de atividade física, como é o caso dos corredores de rua e também em mulheres que utilizam calçados de salto alto com muita frequência.

 

Dessa forma, os impactos constantes acabam desencadeando um processo inflamatório que pode causar bastante dor e incômodo para o paciente. Além desses sintomas, a dor também pode impactar a rotina e a realização de atividades físicas, prejudicando a mobilidade e a qualidade de vida.

Leia Também: Quais os principais sintomas da fascite plantar?

Como é feito o tratamento para fascite plantar

 

Primeiramente, é necessário contar com orientação de um médico ortopedista para realizar o diagnóstico de fascite plantar. Esse profissional irá realizar uma avaliação detalhada do quadro e entender o local preciso da dor e outras características dos sintomas relatados pelo paciente.

 

Para complementar esse diagnóstico também podem ser solicitados alguns exames complementares, como é o caso do ultrassom e os raios X. Esses exames ajudam a eliminar alguns diagnósticos diferenciais como é o caso das fraturas ósseas e o esporão do calcâneo.

Leia também: Existe cura para a fascite plantar?

Por se tratar de um processo inflamatório causado pela sobrecarga, é comum que o início do tratamento envolva a redução ou restrição temporária das atividades físicas que são realizadas pelo paciente. Dessa forma, é possível amenizar os sintomas e combater o processo inflamatório com mais eficácia.

 

O principal objetivo do tratamento para Fascite plantar é combater os sintomas de dor e reduzir o processo inflamatório. Dependendo da gravidade dos sintomas relatados pela paciente, o médico pode recomendar repouso relativo, fisioterapia, medicamentos para dor, utilização de famílias ortopédicas específicas e compressas de gelo.

Leia também: Qual a diferença entre esporão calcâneo e fascite plantar?

O gelo para fascite plantar é uma abordagem que ajuda a reduzir a dor e amenizar o processo inflamatório, fazendo parte da abordagem conservadora do tratamento dessa doença. A utilização de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides também pode ser recomendada, para ajudar o paciente a amenizar os sintomas.

 

Quando a abordagem conservadora não consegue entregar os resultados esperados, o médico também pode recomendar infiltrações locais e Terapia por onda de choque para combater os sintomas e a inflamação. Somente nos casos onde essas abordagens não conseguem entregar os resultados, o médico pode recomendar uma cirurgia para liberação da fáscia plantar, sendo recomendado o tratamento de acordo com o quadro do paciente e das suas necessidades.

A técnica é minimamente invasiva facilitando a rápida recuperação 

Dúvidas?

@DraAnaPSimoes

 

Dra. Ana Paula Simões
Médica do esporte, ortopedista e traumatologista, professora instrutora e mestre pela Santa Casa de São Paulo, especialista em medicina esportiva e cirurgiã do tornozelo e pé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!
Precisa de ajuda?
Olá!
Posso te ajudar?