Tratamento de hálux valgo, quais os mais seguros?

Popularmente conhecido como joanete, o hallux valgo consiste em uma deformidade que afeta o primeiro metatarso. Esse desvio faz com que o dedão do pé se projete para parte de dentro, podendo até mesmo se posicionar abaixo dos outros dedos do pé.

 

Essa deformidade pode resultar em sintomas intensos para o paciente, causando dor e desconforto ao caminhar ou utilizar determinados tipos de calçados. Por esse motivo, o tratamento dessa condição é fundamental para aliviar esses sintomas e recuperar a qualidade de vida para o paciente.

 

O joanete pode ser causado por diversas razões, sendo as mais comuns:

 

  • Fatores biomecânicos;
  • Fatores congênitos;
  • Fatores metabólicos;
  • Traumas;
  • Condições como a gota artrite reumatoide;
  • Distúrbios neuromusculares;
  • Afrouxamento ligamentar;
  • Utilização frequente de sapatos muito apertados.

 

Além da dor localizada na região da protuberância óssea, o paciente com hálux valgo também pode relatar bursite abaixo da articulação metatarsofalangiana, formação de calos e inflamação da pele.

 

O diagnóstico dessa deformidade envolve a avaliação clínica feita pelo médico e a identificação de possíveis condições, como o pé chato ou metatarso aduzido. O médico também pode solicitar a realização de exames de imagem a fim de avaliar a lesão de forma mais precisa e determinar o melhor tratamento.

 

Tratamentos para hálux valgo 

 

O hálux valgo, o ou joanete, pode ser tratado de diferentes formas, sendo:

 

Tratamento conservador

 

Nesse caso, o objetivo do tratamento é resolver os sintomas causados pela deformidade. Com isso, o médico pode recomendar a utilização de medicamentos para alívio da dor e da inflamação e a utilização de órteses ou palmilhas específicas.

 

Também é necessário utilizar calçados confortáveis e que não exerçam nenhuma pressão sobre o local afetado, a fim de reduzir a dor e facilitar a mobilidade do paciente. Embora essa abordagem consiga aliviar de certa forma os sintomas, dificilmente conseguirá revolucionar o problema.

 

Tratamento cirúrgico

 

A cirurgia para hálux valgo é indicada nos casos onde a protuberância óssea causa desconforto e dor no paciente e também impede a realização de determinadas atividades. Realizada através de uma abordagem minimamente, a cirurgia para hálux valgo é indicada quando o tratamento conservador não conseguir resolver os sintomas e o paciente ainda relata muito desconforto e dor.

 

Para obter o melhor tratamento para o seu hálux valgo é necessário buscar a orientação de um médico de confiança para uma avaliação precisa e um acompanhamento adequado com especialista.

 

Dúvidas?

Escreva @DraAnaPsimoes

 

Dra. Ana Paula Simões
Médica do esporte, ortopedista e traumatologista, professora instrutora e mestre pela Santa Casa de São Paulo, especialista em medicina esportiva e cirurgiã do tornozelo e pé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!
Precisa de ajuda?
Olá!
Posso te ajudar?