Mastectomia e exercício físico

Mastectomia e exercício físico

Mastectomia e exercício físico: Fazer exercício regularmente é uma parte importante para manter a saúde física e emocional após a cirurgia.

Existe o preparo para a cirurgia, o procedimento e finalmente a recuperação. Participar de atividades físicas regulares pode melhorar seu humor, ajudá-lo a manter o controle de sua recuperação e a construir força e flexibilidade muscular.

Educar-se sobre o que fazer após a mastectomia com relação ao exercício físico é o primeiro passo para garantir que você permaneça ativo.

  1. Exercite-se com segurança

Sempre faça um check up com seu médico do esporte  antes de iniciar um regime de exercícios para reduzir o risco de lesões. O exercício após uma mastectomia não deve causar desconforto considerável ou outros problemas.

Se você sentir dor que não diminui ou piora, uma sensação pesada nos braços, inchaço, dores de cabeça, formigamento, tontura ou problemas de coordenação, interrompa o treino e entre em contato com o seu médico. Aieia é você praticar sem sentir nada.

  1. Pratique a respiração profunda

Os exercícios de respiração profunda garantem que seus pulmões possam lidar com as rotinas de exercícios e aliviar o estresse, assim que seu médico disser que você pode começar a se exercitar.

Exercícios de respiração profunda envolvem deitado de costas enquanto inspira lenta e profundamente e depois expira lentamente.

Você deve estabelecer uma meta para praticar a respiração profunda cinco ou seis vezes ao longo do dia escutar e a ajuda muito a você se escutar e se conhecer.

  1. Use roupas confortáveis

Exercite-se com roupas largas e confortáveis, projetadas para malhar, em vez de roupas restritivas e justas. Se você usar sutiãs de mama personalizadas, verifique se elas se encaixam com segurança durante o treino para não fazer atrito e atrapalhar na cicatrização.

  1. Tente Alongamento Simples

Os exercícios básicos de alongamento ajudam a aliviar a rigidez do ombro, comum após uma mastectomia. Concentre-se em praticar alongamentos suaves para melhorar sua amplitude de movimento e força nos ombros afetados.

Isso pode envolver segurar as mãos atrás das costas e empurrá-las para trás ou segurando a moldura da porta e dar um passo à frente para esticar os ombros. A sensação  é de puro alívio.

  1. Crie exercícios cardiovasculares

As atividades cardiovasculares ajudam a manter a forma pós-mastectomia, reduzir o estresse e aumentar a resistência. Eles também fornecem uma boa razão para passar mais tempo ao ar livre.

Dependendo do seu nível de conforto, você pode caminhar, correr ou correr para envolver seu sistema cardiovascular.

  1. Não se esqueça de exercícios de fortalecimento

Os exercícios de fortalecimento desempenham um papel importante para ajudar a manter a forma e a saúde após a mastectomia. No entanto, você não deve fazê-las logo após o procedimento.

Normalmente, os pacientes são liberados para começar a fortalecer os exercícios quatro a seis semanas após a cirurgia.

Para garantir que você esteja realizando exercícios de levantamento de peso e construção de força com segurança, planeje visitar um fisioterapeuta para obter orientação.

  1. Faça o seu treino divertido

Ouça sua música favorita enquanto se exercita ou tente atividades diferentes para manter seu exercício pós-mastectomia mais emocionante. Tente fazer aulas de ioga ou Pilates, aprender novos movimentos de dança ou nadar.

Faça também com a família para o seu treino render mais e apreciá-lo. Juntos com amigos ou familiares, todos irão  encorajá-lo a ficar juntos regularmente.

Ficou alguma dúvida? Me escreva!

Me segue lá no Instagram: @draanapsimoes

Dra. Ana Paula Simões
Médica do esporte, ortopedista e traumatologista, professora instrutora e mestre pela Santa Casa de São Paulo, especialista em medicina esportiva e cirurgiã do tornozelo e pé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!
Precisa de ajuda?
Olá!
Posso te ajudar?