Benefícios da caminhada: Confira 5 benefícios de caminhar regularmente

Benefícios da caminhada: Confira 5 benefícios de caminhar regularmente

Benefícios da caminhada regular: A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que um adulto pratique de 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana para manter o corpo saudável. Uma das formas mais simples para atingir essa meta é fazer pelo menos 30 minutos de caminhada de segunda a sexta-feira.

A atividade pode ser praticada por quase todos e não exige nenhum tipo de equipamento especial, apenas um tênis e roupas leves. A praticidade, porém, não diminui os benefícios para a saúde, que incluem a melhora do condicionamento físico e a diminuição de índices corporais como colesterol, glicemia e pressão arterial. No entanto, antes de começar, é importante procurar orientação de um médico.

Confira alguns benefícios da caminhada:

  1. Ajuda no emagrecimento
  2. Fortalece os ossos
  3. Melhora o condicionamento físico
  4. Melhora cardiovascular
  5. Deixa mais feliz

Segundo a ortopedista Ana Paula Simões, a caminhada “é uma atividade excelente para o fortalecimento ósseo”. Isso porque o impacto leve proporcionado pela prática regular da atividade estimula os osteócitos, células responsáveis pela formação dos nossos ossos.

Além disso, quando feita sob o sol da manhã ou do fim da tarde, e com roupas que deixem a pele exposta, a prática incentiva a produção de vitamina D, nutriente essencial para a absorção do cálcio – que representa 70% da nossa composição óssea.

Confira a matéria completa em: GQ

Ficou alguma dúvida? Me escreva!

Saiba mais: Benefícios de andar descalço

Dra. Ana Paula Simões
Médica do esporte, ortopedista e traumatologista, professora instrutora e mestre pela Santa Casa de São Paulo, especialista em medicina esportiva e cirurgiã do tornozelo e pé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× Entre em contato!