Grávidas podem fazer exercícios físicos?

Grávidas podem fazer exercícios físicos?

Grávidas podem fazer exercícios físicos? Escrevi esse artigo para esclarecer essa dúvida comum. Confira benefícios e cuidados!

Nesses nove meses de gravidez, me questionaram dezenas de vezes se eu poderia estar fazendo atividade física. Algumas vezes, praticamente me tiraram das aulas para falar coisas como “Você tem que se cuidar!” ou “Seu filho vai nascer!”. Esses “incentivos”, apesar de bem intencionados, foram a inspiração para meu último artigo antes do parto.  Vamos desfazer alguns mitos:

A orientação para a realização de atividades físicas na gestação é estimulada e indicada pelo American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG) desde a década de 1990. Porém, somente em 2002 ela foi reconhecida como segura e indicada para todas as gestantes saudáveis, sendo confirmada pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Portanto, por ser um consenso relativamente novo, muitas pessoas ainda desconhecem os seus benefícios.

Benefícios do exercício físico na gravidez

A gravidez é uma ótima fase para a intervenção dos profissionais da saúde, já que as mulheres estão bem mais próximas dos médicos. Estamos mais atentas às mudanças em nosso corpo e às orientações médicas. Fazemos exames de rotina com frequência. Ficamos bem mais sensibilizadas para os benefícios de um estilo de vida mais saudável, já que queremos os melhores resultados para nós e para nossos bebês. Esse é o período em que muitas mulheres deixam de fumar, de beber álcool excessivamente e de fazer qualquer coisa que pudesse prejudicar o desenvolvimento do bebê.

Os exercícios físicos reduzem o risco de complicações obstétricas, dão à mãe maior controle do ganho de peso e beneficiam o estado psicológico, reduzindo as chances de depressão e estresse. Além do lado social, que é super importante.

Cuidados

Alguns cuidados que você deve tomar ao praticar as atividades físicas, especialmente nesses nove meses, são:

– Use roupas frescas, evite altas temperaturas e beba muita água para se manter hidratada.

– Também é importante intensificar o uso de protetor solar, pois o sol pode aumentar as manchas na pele da gestante, principalmente na face.

Exercício físico para grávidas

As atividades mais recomendadas são as praticadas na água, como hidroginástica e natação. Elas evitam as forças gravitacionais, diminuindo a sobrecarga muscular em regiões que já estão sendo hipersolicitadas, como a lombar, por exemplo.

Uma boa alternativa para prevenir a perda do tônus muscular e melhorar a flexibilidade são os exercícios posturais. Entre eles: o ioga, o pilates e a RPG. Nos meus seis primeiros meses eu fiz exercícios funcionais. Depois, nos três últimos, eu fiz musculação sem peso, apenas contraindo o músculo e usando os aparelhos e os elásticos de rotina.

Mas em tudo o que já li sobre isso sempre houve um consenso: evite aumentar sua frequência cardíaca 20% acima dos valores de repouso. Isso mantém o fluxo de sangue ao bebê e ao seu corpo em um nível adequado.

A adesão ao exercício físico na gestação ainda é, porém, difícil. Muitas mulheres ainda têm receios e dúvidas quanto à segurança da sua prática. Necessitam esclarecimentos e incentivos constantes – o que cabe a seus profissionais, que as atendem, bem como a seus familiares, que as rodeiam.

Pós-parto

Introduzir a prática de exercícios na rotina das mulheres depois do parto é ainda mais desafiador. Isso, é claro, por causa do alto tempo que precisamos usar nos cuidados com o nosso bebê, recém-nascido. Ainda assim, as mulheres que são ativas na gestação tendem a se manter ativas também no pós-parto.

Saindo da maternidade, cerca de 5kg ou mais já ficam para trás. O inchaço das mamas, a retenção de líquidos e os quilinhos extras acumulados podem ser bem mais facilmente eliminados com as atividades aeróbicas. Mas tenha cuidado! Durante a gravidez, os esportes – principalmente os de impacto, como a corrida e o tênis (que eu praticava de forma moderada) – devem ser realizados somente por quem já está adaptado e treinado para tal. Não adianta querer começar porque está grávida, pois nesses casos, o sobrepeso associado ao despreparo físico pode ser prejudicial.

Mas todas as grávidas podem fazer exercícios físicos?

São poucas as condições que inviabilizam a prática de exercícios físicos durante a gestação. E, normalmente, não se trata de uma doença anterior da mulher, e sim de algum problema ou risco particular àquela gestação. Se a gestante teve, por exemplo, um sangramento vaginal com descolamento da placenta, um encurtamento do colo uterino, ou se entrou em trabalho de parto prematuro. O exercício físico é desaconselhado nesses casos, pois aumenta o risco de o bebê nascer antes da hora.

A atividade física na gestação também será contraindicada em alguns outros casos específicos. Casos onde há qualquer condição que saia do que é considerado “gravidez saudável” pelo seu médico. Por exemplo, mulheres com problemas de coração, gravidez múltipla, bebês com qualquer problema de crescimento, etc.

Mas lembre-se que, uma vez autorizada pelo seu obstetra, a prática de exercícios físicos traz muitos benefícios que não se limitam ao seu corpo. Quando a mulher se exercita, libera uma série de hormônios que provocam o bem-estar. São as chamadas endorfinas: hormônios que melhoram o humor e reduzem o estresse. E isso, claro, vai afetar também o seu bebê: uma vez que cai na corrente sanguínea da mãe, vai chegar até ele por meio da placenta. A mulher que pratica atividades físicas tem, ainda, mais confiança no próprio corpo, tem mais controle e é mais autoconsciente. E isso faz toda diferença na hora do parto, porque a deixa muito mais segura e feliz com seu corpo!

Portanto – na maioria dos casos – grávidas podem fazer exercícios físicos sim! Há muito mais benefícios que contraindicações. Bons treinos e sejam felizes!

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Dra. Ana Paula Simões
Médica do esporte, ortopedista e traumatologista, professora instrutora e mestre pela Santa Casa de São Paulo, especialista em medicina esportiva e cirurgiã do tornozelo e pé.

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