
13 abr Voce já ouviu falar de alguem que tem o pé caido? O que é o pé equino?
O pé caído (pé equino) é uma condição na qual o movimento de flexão para cima da articulação do tornozelo é limitado, ou seja , alguém com equino não possui a flexibilidade necessária para trazer a parte superior do pé para a parte da frente da perna.
O equino pode ocorrer em um ou ambos os pés. Quando envolve ambos os pés, a limitação do movimento é por vezes pior em um pé do que na outra.
Pessoas com equino (pé caído) desenvolvem formas de “compensar” a sua mobilidade limitada do tornozelo, e isso muitas vezes leva a sobrecarregar o outro pé, perna, ou gerar problemas nas costas.
Os métodos mais comuns de compensação são achatamento do arco (pé plano) ou caminhar com mais carga ou impacto no calcanhar contralateral, colocando maior pressão sobre a região posterior do pé.
Outros pacientes compensam andando na ponta do pé, enquanto um número menor tomam medidas dobrando de forma anormal o quadril ou joelho.
Pé caído (equino) quais são as causas?
Existem várias causas possíveis para a limitação dos movimentos do tornozelo.
Muitas vezes é devido à tensão no tendão de Aquiles ou músculos da panturrilha (o músculo sóleo e / ou músculo gastrocnêmio).
Em alguns pacientes, esta contratura ou encurtamento é congênito (presente no nascimento) e às vezes é uma característica hereditária.
Outros pacientes adquirem a tensão após um acidente ou ficar muito tempo imobilizado com o pé nesta posição, como muletas ou fixadores externos, ou com frequência o uso de sapatos de salto alto.
Além disso, a diabetes pode afetar as fibras do tendão de Aquiles e causar o encurtamento.
Às vezes equino está relacionado com um osso bloqueando o movimento do tornozelo.
Por exemplo, um fragmento de um osso quebrado na sequência de uma lesão no tornozelo, ou bloco ósseo, pode ficar na articulação e restringir o movimento.
O equino pode também resultar de uma perna sendo mais curta do que a outro.
Menos frequentemente, equino é causado pelo espasmo do músculo da panturrilha. Esses espasmos podem ser sinais de um transtorno neurológico subjacente.
Problemas relacionados com pé caído
Dependendo de como um paciente compensa a incapacidade para dobrar corretamente o tornozelo, uma variedade de condições do pé pode desenvolver ou evoluir para o pé equino, incluindo:
- Fascite plantar ou esporão (dor no calcanhar );
- Caimbras na panturrilha;
- Tendinite (inflamação no tendão de Aquiles);
- Metatarsalgia (dor e / ou calos na sola do pé);
- Pé plano;
- Artrite do médio-pé (área central do pé);
- Úlceras de pressão sob o calcaneo ou o arco plantar;
- Joanetes e dedos em garra;
- Dor no tornozelo;
- Dores nas pernas.
Como diagnosticar o pé equino?
A maioria dos pacientes com equino não sabem que têm essa condição quando vão pela primeira vez visitar o médico. Em vez disso, eles vêm ao médico em busca de alívio para problemas nos pés associados com equino.
Para diagnosticar o equino, o especialista irá avaliar a amplitude de movimento do tornozelo quando o joelho é flexionado (dobrado), bem como em extensão (esticado).
Isso permite que o cirurgião identifique se o tendão ou músculo é encurtado e para avaliar se o osso está interferindo com o movimento do tornozelo.
Raios-X também podem ser solicitados. Assim como avaliação neurológica.
Pé equino tratamento
O tratamento inclui estratégias destinadas a aliviar os sintomas e as condições associadas com equino através de uma ou mais das seguintes opções:
- Ortese noturna: O pé pode ser colocado em uma tala durante a noite para mantê-lo em uma posição que ajuda a reduzir a tensão do músculo da panturrilha.
- Elevadores calcanhar: Colocando elevadores calcanhar dentro dos sapatos ou o uso de sapatos com um salto moderado tira o estresse do tendão de Aquiles ao caminhar e pode reduzir os sintomas.
- Palmilha com suporte do arco ou aparelhos ortopédicos: Dispositivos ortopédicos personalizado que se encaixam no sapato são frequentemente prescritos para manter o peso distribuído de forma adequada e para ajudar a controlar o desequilíbrio muscular / tendão.
- Fisioterapia para pé equino: Para ajudar a liberar a rigidez muscular, exercícios que esticar/ alongam o músculo (s) da panturrilha são recomendados.
Quando é a cirurgia necessária?
Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para corrigir a causa do equino se ela está relacionada a um tendão encurtado ou um osso bloqueando o movimento do tornozelo.
O cirurgião ortopédico deve ser especialista em tornozelo e pé o qual vai determinar o tipo de procedimento que é mais adequado para o paciente individualmente.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato!
Artigo originalmente publicado em: Globo.com.
“Bico de papagaio” e esporão são as saliências ósseas que causam dores
Bico de papagaio pode causar muito incômodo nas costas, mas tem tratamento (Foto: Getty Images) Os......
17 agosto, 2014Benefícios de andar descalço
Benefícios de andar descalço: Saiba quais cuidados deve ter antes de abandonar os sapatos ao caminhar ou correr! Visite nosso site....
28 junho, 2020Bursite no pé ocorre após atividade física de impacto como a corrida
A bursa é um pequeno saco cheio de fluido que se forma nas zonas de......
04 novembro, 2013
Jucielle Pedrosa Sancho
Postado em 04:42h, 11 novembroBoa noite olhando os comentários encontrei uma luz no fim do túnel…eu gostaria de saber quem tem esse pé caído é considerado pcd?
Ana Paula Simões
Postado em 17:57h, 13 novembroOlá Jucilene, respondi no seu e-mail! Bjos
Eder paulo
Postado em 23:04h, 22 julhoOla boa noite!!!
Em 2001 sofre um acidente por FAF atingindo na 5ª lombar e desde então tenho o pé caido, fiz um cirurgia onde o médico ligou os tendões porém continua do mesmo jeito, na verdade ficou do mesmo jeito, seria possivel fazer outra novamente para tentar corrigir o pé caído.?
Ana Paula Simões
Postado em 18:46h, 24 julhoOi Paulo, preciso te avaliar para responder, mas pelo que me contou, parece que sim. Entre em contato nos telefones (11)9.4006-5262 ou (11)2507-9021. Abraços
Regina Marta fabosa
Postado em 10:42h, 18 julhoBom dia dra! Minha mãe tem 84 anos ela quebrou o joelho numa queda e depois que tirou o gesso ficou com o pé caído está fazendo fisioterapia mas não está r tendo resultado , durante o tempo que ficou com o gesso teve um um dia que ela sentiu a dor insuportável na perna.
Ela mora em Catanduva a Dra teria um ortopedista pra indicar .
Desde já agradeço.
Ana Paula Simões
Postado em 22:05h, 18 julhoOlá, você pode acessar o site http://www.abtpe.org.br e usar a seção “Encontre um especialista” para procurar um especialista na região. Melhoras!
Gessica hamayanna
Postado em 07:50h, 20 junhoPerdi o movimento dos dedos do pé, ele ficou caído e perde toda a musculatura da perna ficando bem fina. Já fui em médicos mais até agora nunca descobri o que aconteceu, tenho 28 anos e sofro com isso desde os meus 20 anos. Por favor será que você teria alguma resposta?
Ana Paula Simões
Postado em 13:18h, 28 junhoTenho respostas sim! Agende uma consulta pelos telefones que estão no rodapé do site!
Claudemir
Postado em 13:11h, 13 junhoBom dia Dra.
Meu filho de 18 anos perdeu parte dos movimentos do pé direito e ficou com o chamado pé caído., Os primeiros sintomas apareceram no inicio do mês 03 2019 há cerca de 04 meses. Já tendo feito um mês de fisioterapia ( já foram 08 sessão com pequenos resultados de melhora na movimentação dos dedos do pé) após exames de eletroneuromiografia e com a conclusão de uma neuropatia mielinico axonal do nervo fibular comum direito e com o mínimo de resultado. Gostaria, se possível de uma nova avaliação do caso, bem como orientação. grato, .
Obs.. Antes ele praticava basquetebol e atividade físicas de corrida em parques.
Claudemir
Antecipo meu agradecimento.
Sao Bernardo do Campo SP
Ana Paula Simões
Postado em 00:25h, 19 junhoOlá Claudemir boa noite! Posso avaliar o caso dele sim! Marque uma consulta nos telefones que estão aqui no site. Será um prazer ajudar! Abraços.
Gisele Castro
Postado em 08:52h, 02 junhoMeu filho de 18 anos há 2 semanas começou a apresentar o mesmo quadro. Teve melhoras com o seu filho?
Ana Paula Simões
Postado em 10:15h, 02 junhoOlá Gisele! Agende uma consulta através dos telefones que estão no site para que eu possa avaliar o caso do seu filho. Te aguardo.
Fernanda Matos
Postado em 19:40h, 29 abrilBoa tarde! Meu filho está com 08 anos e a 4 anos atrás ele teve Síndrome de Guillain Barré. Após essa doença ele ficou com o pé caído…e dificuldade na marcha. Pra compensar ele pisa com o pé torto e isso está deformando o pé dele…ele ufaz uso de órtese e tênis ortopédico. Tem alguma coisa que possa ser feita pra corrigir isso?
Ana Paula Simões
Postado em 18:30h, 30 abrilOlá Fernanda, boa tarde! Cada paciente é único, preciso examinar seu filho! Marque uma consulta nos telefones aqui estão aqui no site. Será um prazer ajudar! Abraços!
Diomar Maciel Pereira Munis
Postado em 15:37h, 03 marçoBom dia, fiquei com pé caído após uma luxação total do joelho e consequente esmagamento dos ligamentos do nervo siático, hj sinto muitas dores e dificuldades na deambulação por não ter me adaptado a ortese. Qual o melhor tratamento. O ortopedista contra indicou cirurgia
Ana Paula Simões
Postado em 16:17h, 06 marçoOlá Diomar boa tarde! Para entender o seu caso, preciso primeiro te examinar. Por favor, veja os telefones que estão aqui no site e agende uma consulta para conversarmos sobre isso. Ok? Abraço.
Kelly Cíntia Guimarães Feminino Silva
Postado em 11:44h, 06 dezembroOlá Dra Ana Paula, poderia me indicar um profissional para analisar meu caso aqui em Belo Horizonte?
Ana Paula Simões
Postado em 22:57h, 18 dezembroSim! Dr. Roberto Zambelli Telefone: (31)9119-9275. Me conte como foi a consulta!
Tatiana favaram
Postado em 19:19h, 26 outubroRealizei uma cirurgia de espondiololistese grau IV e ao inserir 6 parafusos, um ficou comprimindo o nervo e meu pé ficou caído. Gostaria de saber quais as chances de voltar pois já faz um mês e não houve melhora nem mesmo com as fisioterapias
Ana Paula Simões
Postado em 17:42h, 29 outubroOlá Tatiana, tudo bem? Não é possível eu fazer o diagnóstico sem te examinar para entender o seu caso. Agende uma consulta nos telefones que estão no site. Será um prazer atendê-la. Abraço!
Richard Canada
Postado em 01:31h, 09 outubroé possível só aparecer aos 23 anos?
Ana Paula Simões
Postado em 21:18h, 16 outubroOi Richard.
O pé equino dependendo do tipo de causa, pode sim ser ocasionado em qualquer idade. Se precisar de ajuda, veja meu telefone aqui no site para agendar a consulta. Abraço!
Karine Gomes
Postado em 14:41h, 15 agostoOlá. Boa tarde
Tenho Pé caído desde os meus 10 anos. Quando fiz tratamento de Hanseníase. Agora aos meus 33 estar doendo muito. Tanto o pé quanto o meu joelho. Antes era caído e não sentia tantas dores . O q será q houve. A Sra pode me ajudar?
Ana Paula Simões
Postado em 11:15h, 16 agostoOlá Karine, tudo bem? Claro que posso te ajudar! Mas não tenho como responder suas perguntas sem te examinar para entender as particularidades do seu caso. Por favor, agende uma consulta nos telefones que estão aqui no site para que eu possa te examinar e dar o meu diagnóstico. Abraço!
alef
Postado em 07:48h, 26 julhoola, tudo bem meu nome e alef e tem tres dias que nao sinto a parte superior do pe , e nao consigo levantar tbm e como se ele estivesse anestesiado . e certeza que meu pe caiu ?
Ana Paula Simões
Postado em 18:46h, 27 julhoPor favor, agende uma consulta urgente! Veja os telefones aqui no site.
Patricia Costa
Postado em 02:55h, 24 julhoOla, minha mãe Solange fez uma cirugia de joelho e colocou uma prótese teve um nervo lesionado e ficou com o pé caído . O médico fará uma cirugia pra levantar o pé . Ela mora em Santa Catarina e irá operar em Curitiba . Há alguma chance do nervo lesionado voltar sem cirurgia ? Qual seria a cirurgia mais indicada para levantar o pé ? No caso dela o esquerdo.
Ana Paula Simões
Postado em 12:06h, 24 julhoOlá Patrícia, tudo bem? Não tenho como te responder essa pergunta sem examinar sua mãe para entender as particularidades do caso dela. Por favor, agende uma consulta nos telefones que estão aqui no site para que eu possa examiná-la e dar o meu diagnóstico. Abraço!
Caio Oliveira
Postado em 16:14h, 17 julhoOlá boa tarde. Fiz uma cirurgia pra tirar um tumor que estava alocado entre a tíbia e a fibula, onde foi necessário a manipulação do nervo ou tendão. Que resultou na perda do comando de levantar o pé. Vou começar a fazer fisioterapia. O medico disse que vai voltar, que preciso das sessões para voltar o quanto antes. A minha duvida é, nos intervalos das sessões, eu tenho que ficar de repouso, ou quanto mais exercitar melhor?
Ana Paula Simões
Postado em 12:01h, 24 julhoOlá Caio, tudo bem? É complicado te dizer algo sem primeiro te examinar e entender as particularidades do seu caso. Sugiro que siga as orientações do seu médico ou agende uma consulta comigo para eu te examinar. Abraço!
Isis leite
Postado em 13:48h, 29 junhoTenho pé eqüino em decorrência de cirurgia. Resido no Rio de Janeiro.
Achei seu site muito interessante e gostaria poder fazer avaliação aqui no Rio, vc poderia me indicar um consultório e/ou comprar a bota respectiva?
Grata,
Isis leite.
Ana Paula Simões
Postado em 14:29h, 04 julhoProcure:
– Dr. Paulo Frederico
– Dr. José Cohen
– Dr. Felipe Delocco
Abraço!
Wilamis Silva
Postado em 08:27h, 12 junhoOlá, Sou Wilamis e tenho um problema parecido, eu fico muito tempo sentado ao computador e um dia desses de repente meus movimentos dos pés ficaram limitados tipo eu não conseguir levantar os pés pra cima, mais os resto dos movimentos estão todos normais, não levei nem um acidente ou contusão só não mi exercitei o bastante, também não sinto dores oque isso pode ser?
Ana Paula Simões
Postado em 02:07h, 15 junhoOlá Wilamis, tudo bem? Não tenho como responder sua pergunta sem te examinar e entender as particularidades do seu caso. Por favor, agende uma consulta para verificarmos isso. Abraço!
Henrique Breno
Postado em 01:45h, 11 julhoTambém fico muito tempo no computador e tive esse problema também
Carlos Pereira de Sousa
Postado em 23:56h, 05 maioBoa noite!Eu infelizmente tenho o pé caido por causa do terrivel virus do HANSEN,os tendões ficaram dilacerdos,tenho até uma cirurgia pré marcada…Gostaria de saber se vale apena fazer a transposição tendinosa para melhorar a minha marcha?Tenho um prazo mínimo pra fazer esta cirurgia,me dê uma luz se vale apena faze-la?
Ana Paula Simões
Postado em 23:00h, 06 maioOi Carlos, o tendão que você irá transpor está funcionando bem?
eduardo weimer
Postado em 22:38h, 01 maioola.
meu nome é Eduardo weimer do RS e fiz 3 cirurgias de raspagem de hérnia L3/L4//L5/S1 e após isso tudo fiquei com pé caído, uso órtese de mola de codevilla para melhorar a marcha. já teste o wall kaid e não ajudou em nada pois não transmite os choques e esta totalmente dormente.
tens alguma dica????
Ana Paula Simões
Postado em 21:48h, 03 maioOlá Eduardo,
Recomendo que faça uma consulta com um(a) especialista em tornozelo e pé. Veja este link onde você pode encontrar médicos(as) especialistas perto de onde você mora: https://www.abtpe.org.br/index.php/busca/busca_medico
Elias
Postado em 11:40h, 24 abrilOlá bom dia,meu nome elias sofrie um acidente em agosto do ano passado.devido a pancada ter sido forte rompeu o nervo e meu pé ficou caído e uma parte acima do pe ficou dormente.a quem devo procurar pra conseguir uma cirurgia.
Ana Paula Simões
Postado em 12:48h, 25 abrilOlá Elias, tudo bem?
Entre em contato pelos telefones que estão aqui no site e agende uma consulta para eu analisar o seu caso.
Abraço!
Vanilde Maria
Postado em 12:47h, 11 marçoOlá tenho sobrinho que se chama Eduardo , ele tem 10 anos e fez uma cirurgia quando nasceu e ficou deficiente físico . Com o passar dos anos por não ter movimento da cintura para baixo , os pés ficou caído , ele pode usar bota ortopédica
resolveria a voltar ao normal ?
Ana Paula Simões
Postado em 13:58h, 12 marçoOi Vanilde Maria, tudo bem? Sugiro procurar com urgência a AACD para poder estudar o caso e a possibilidade sim de ortetisar. Ficar assim não pode! Ele é muito novo e merece que seja feito algo por ele.
Alonso Rodrigues Moura
Postado em 21:50h, 09 marçoBoa noite ! Sofri um acidente a 17 anos onde cortei totalmente meu nervo ciático, fiz cirurgia que emendou o nervo e depois fisioterapia por mais de um ano ! Mesmo assim fiquei com o pé caído e ultilizou uma tala articulada para andar perfeitamente. Gostaria de saber se tem alguma cirurgia que pessoa corrigir meu problema e eu voltarei a andar perfeitamente sem a tala ?
Ana Paula Simões
Postado em 13:57h, 12 marçoOi Alonso, tudo bem? Não tenho como responder uma pergunta tão séria quanto essa sem te examinar! Por favor agende a consulta nos telefones que estão no rodapé do site. Muito provável que tenha cirurgia sim!
Sidneia
Postado em 13:19h, 02 marçoOi meu nome é sidneia meu marido tem o tendão de aquilis rompido totalmente e ja faz 3 meses o primeiro ortopedista disse cirurgia o segundo q ele foi disse fisioterapia tem algum risco de ele perde o pé o tendão ta com 5 centimetros afastado .aguardo sua resposta
Ana Paula Simões
Postado em 22:07h, 04 marçoOi Sidneia,
Quando o Aquiles rompe a mobilidade do pé fica alterada. Você deve procurar urgente um pronto socorro para fazer a reparação do tendão!!
Abraço!
Taislane martins
Postado em 15:36h, 13 fevereiroOi tudo bem? Tenho uma amiga q tem o pé caido, pois tem artrite, artrose e reumatismo alem de ter sido atropelada.. acabou tendo de amputar a perna esquerda e a direita nao tem movimento o pe tá caído , ela sente formigamento na sola do pé, e tbm esta atrofiando as mãos .nao tem circulação nas pernas.. so passam fisioterapia…
Ana Paula Simões
Postado em 15:49h, 13 fevereiroOi Taislane, tudo bem? Marquem uma consulta comigo através dos telefones que estão aqui no site para eu avaliar o caso dela. Abraço!
Cintia Zózimo
Postado em 15:58h, 06 fevereiroBoa tarde.
Minha sogra tem essa doença, mas já passou por vários profissionais que só direcionam para fisioterapia e em nada adianta. Como sou do RJ, gostaria de saber se indica algum profisisonal que possa realmente nos ajudar?
Cintia
Ana Paula Simões
Postado em 22:48h, 07 fevereiroClaro que posso! Dr. Cohen, Dr. Felipe Delloco e Dr. Frederico Carvalho. Avise que fui eu quem indicou!!
boa sorte!
João Pedro lima de Campos
Postado em 15:37h, 08 janeiroOlá meu nome é João Pedro tenho 15 e tive esse problema desde que nasci fui descobrir que tinha pé caído hoje pois botei no Google “pé sem movimento” pra mim era pé chato né… Eu tenho esse problema só no pé direito o outro é normal tenho o movimento muito bom. Será que eu consigo ter o movimento do pé direito algum dia ou não tem cura?
Ana Paula Simões
Postado em 11:02h, 09 janeiroOi João, tudo bem?
Terei o maior prazer em te responder tudo isso na consulta (pela internet é impossível sem te examinar). Tem várias coisas a serem feitas pra você pisar melhor! Mas cada paciente é um ser único e além de tocar e examinar você preciso também ver exames de imagem na maioria das vezes. Aqui no meu site tem os endereços e telefones. Só ligar e agendar escolhendo por localização e horário do seu maior conforto.
Abraço!
Mirian
Postado em 20:41h, 28 dezembroOlá , me chamo Mirian , estou pisando torto com metade do dedão, com pé equino , após uma lesão no ciático.
Que palmilha funciona pra eu ficar com o pé sem cair para o lado ?
Ana Paula Simões
Postado em 18:56h, 04 janeiroPreciso te examinar para responder. Pela internet é impossível fazer consulta. Espero que entenda. Veja aqui no site os telefones para agendar a consulta. Abraço!
Robson Nunes de Lima Aguilar
Postado em 17:28h, 04 novembroBoa tarde!
Em novembro do ano passado tive uma forte dor na coluna, na altura da lombar, que me deixou com os pés caidos. hj um ano apos o episódio já recuperei 30% da minha mobilidade com muitos medicamentos passado pela reumatologia do hospital Pedro Ernesto (RJ), e fisioterapia neurolólica. no entanto oque mais me encomoda e a dormência, pressão nos pés e a faciti plantar.
Ana Paula Simões
Postado em 12:36h, 06 novembroOlá Robson, tudo bem?
Para te dar um diagnóstico preciso te examinar e pedir exames de imagem. Por favor, agende uma consulta! Veja os telefones e endereços aqui no site. Abraço!
Lindalva Barbosa
Postado em 23:25h, 10 outubroBoa noite, fiz uma cirurgia em Maio e meu nervo foi lesionado fiquei sem sentir o dedão do pé totalmente dormente em cima do pé, será que volta a funcionar sem cirurgia? ?
Ana Paula Simões
Postado em 17:49h, 12 outubroOi Lindalva,
É impossível te responder sem te examinar. Por favor agende uma consulta! Veja os telefones aqui no site, OK? Abraço!
Pamella Marques
Postado em 01:58h, 29 setembroOla.. sou fisioterapeuta e meu novo paciente fez uma neurorrafia de nervo fibular, onde o medico indicou eletroestimulação para melhora do quadro e funções.. porem muitos artigos falam sobre a ineficácia da estimulação ou como contra indicação nesse caso. seria verdade ou posso continuar com a eletroterapia? obrigada!
Ana Paula Simões
Postado em 13:13h, 29 setembroOlá Pamella,
Foi ortopedista que fez? Porque acho ideal vocês conversarem com um neuro. Aqui na clinica os fisioterapeutas fazem (acho).
adriano cesar moreira
Postado em 03:04h, 27 setembroDra tive um traumatismo em 2005 e fiquei com sequélas na minha perna direita , [ perdi o movimento dos dedos do pé ,e perdi o movimento do pé, para cima e para baixo ] devido à isso , ando puxando a perna direita , na época o médico me disse que : fazendo fizioterapia os movimentos voltariam , porém , só fiz três meses de fizioterapia ,pouca coisa melhorou , é possivel depois de tantos anos voltar ao normal?
Ana Paula Simões
Postado em 13:16h, 29 setembroOi Adriano,
É impossível te responder sem te examinar. Por favor agende uma consulta! Veja os telefones aqui no site, OK? Abraço!
Francisco Aparecido Frabi
Postado em 19:11h, 03 setembroBom dia Dra Ana, fiz uma cirurgia no dia 17/07/2017 para retirada de placas com pinos na parte inferior da perna e após a cirurgia fiquei com o pé caído, nisto o médico solicitou exames de ressonância magnética e Eletroneuromiografia para ver se tinha quebrado o nervo e não apresentou nada nos exames. A Dra poderia me dar uma luz sobre a situação, pois moro em Rondônia.
Ana Paula Simões
Postado em 12:09h, 06 setembroOi Francisco,
É impossível responder sem te examinar. Por favor, tente vir a São Paulo e agendar uma consulta. Veja os telefones aqui no site, OK? Abraço!
Douglas Martins Souza Santos
Postado em 19:27h, 30 agostoBoa Tarde Dra. Sofri um acidente de moto dia 31 de Julho, não sofri “nada de mais grave” pelos exames e consultas de neuros, estou com o pé caído e não consigo levantar o mesmo, estou fazendo fisioterapias.. e o fisioterapeuta disse que lesionei o nervo tibial, e com fisioterapias e remédios irá resolver.. tem algum tempo estimado de recuperação ?
Estou apenas pegando mais informações, pois estou meio preocupado se vou voltar a ter o movimento ou não..
No acidente só sofri ralamentos,
Ana Paula Simões
Postado em 18:40h, 31 agostoOi Douglas, você está certo em estar preocupado! Agende uma consulta o mais rápido possível. Veja os telefones aqui no site. Abraço!
Carlos Roberto Speglic
Postado em 22:45h, 19 agostoPé caído pode ter alguma relação com mielite?
Ana Paula Simões
Postado em 11:30h, 21 agostoPode sim!
Sônia
Postado em 18:12h, 16 agostoDra, tinha meus pés normais até passar por uma cirurgia cerebral em Março/2017, ficando como sequela o pé direito caído, sem movimentos pra cima e pra baixo. Há possibilidade dele voltar como antes? Faço fisoterapia há 5 meses e sem sucesso.
Ana Paula Simões
Postado em 11:51h, 17 agostoOi Sônia, tudo bem? Para responder sua pergunta preciso te examinar. Veja os telefones aqui no site e agende uma consulta, OK? Abraço!
Filipe C. Fogaça
Postado em 22:33h, 27 agostoBoa Tarde Sonia,
Tem a alternativa de usar um aparelho chamado Walkaide.
Querendo maiores informações, segue nosso contato:
Clínica Fogaça – Chapecó
Fones: 49 3312. 0026 ou 98815.3038.
Diva
Postado em 19:44h, 09 setembroBoa tarde, vc operou un tumor?Eu acabei de operar, faz duas semanas e saí do hospital com o pé assim, insensível e sem movimento, ainda não fui ao retorno médico, mas estou bem preocupada com a situação, vc disse 5 meses sem melhora?Vc consegue trabalhar?
Obrigada
Ana Paula Simões
Postado em 11:56h, 11 setembroOi Sônia,
É muito difícil responder sem te examinar. Por favor agende uma consulta! Veja os telefones aqui no site, OK? Abraço!
Renata Martins
Postado em 02:10h, 12 agostoOlá, dra. Ana Paula. Meu nome é Renata e tenho um pé equino. Aliás tenho todo o lado esquerdo com coordenação motora comprometida desde o nascimento. Aos 4 anos de idade fiz uma cirurgia no tendão para minimizar a condição do pé, mas uma coisa é muito incomoda, apesar de ainda usar palmilha para acertar a diferença que ainda ficou entre um pé e outro, é encontrar um sapato que possa ser confortável para usar em qualquer ocasião. Percebo também, aos 40 anos, que as respostas dessa condição estão mais afloradas e parece que a marcha está cada vez mais lenta ao andar (parece que estou arrastando a perna). Também há dores na planta do pé, os dedos que não se abrem e o equilíbrio cada vez mais escasso. Será que ainda algo há para que eu possa recorrer e minimizar os sintomas, ou terei que aguardar ficar cada vez mais difícil andar? Pergunto, porque sempre que vou ao ortopedista (e já fui em vários) com as mesmas queixas, apenas pedem para usar palmilha, mas vejo que já não é mais eficaz.
Ana Paula Simões
Postado em 11:57h, 15 agostoOlá Renata, tudo bem?
Não consigo te responder essa pergunta sem primeiro te examinar. Por favor, veja os telefones aqui no site e agende uma consulta para conversarmos sobre isso. Ok?
Abraço!
Amanda Caroline
Postado em 02:22h, 19 julhoDoutora me dê um norte, por favor. Meu filho começou a andar com 1 ano de idade nas pontas do pé. Um ortopedista pediu uma Ultrassonografia do Tendão de Aquiles e o exame mostrou que não há nada de errado com os tendões e no raio x do pé direito acusou Tálus Verticalizado e não ossificação do Navicular esperado para a faixa etária. Ele me encaminhou para uma ortopedista pediátrica que deu o CID 80.1. Meu filho hoje tem 3 anos e foi diagnosticado por Diplegia Espástica Bilateral, Pior na perna direita, e pediu tratamento com Botox para a rigidez dos músculos e disse que a PC causa mesmo deformidades no osso. Estou confusa o Botox relaxa os músculos, mas e o problema do tálus? O que devo fazer? Como sou leiga, eu não consigo ver problemas de atraso no desenvolvimento do meu filho e quando ele deita debruço e eu dobro suas pernas e pressiono a panturrilha o pé faz o movimento involuntário, já que ele tem espasmo muscular isso realmente deveria acontecer?
Ana Paula Simões
Postado em 12:29h, 19 julhoOlá Amanda,
Por favor entre em contato com a ortopedista pediátrica Susana Braga, no telefone (015 11) 2151-3205.
Abraço!
Lia Navarro
Postado em 19:08h, 15 julhoSofri um acidente, fiquei 5 dias com um peso no pé para precisar para baixo o quadril, pus uma placa no quadril é outra no joelho para reconstruir lo s e meu pé ficou para baixo, isto fazem 45 dias. Ísto tem cura?
Ana Paula Simões
Postado em 12:20h, 17 julhoOlá Lia, tudo bem?
Não consigo te responder essa pergunta sem primeiro te examinar. Por favor, veja os telefones aqui no site e agende uma consulta para conversarmos sobre isso. Ok?
Abraço!
Carmela
Postado em 15:38h, 06 julhoOlá
Sofri acidente de moto tem 2 meses, acabei quebrando a tíbia E,, mas no momento da internação o médico constatou uma lesão no tendão do pé esquerdo. Não sinto ainda os movimentos. Será q volta c fisioterapia?
Ana Paula Simões
Postado em 18:46h, 07 julhoOi Carmela,
Se tem lesão, precisa ser reconstruído! Por favor agende uma consulta. Abraço!
Valter Pinheiro
Postado em 03:34h, 22 maioOLá. Ha um mes mais ou menos perdi repentinamente o movimento para cima do meu pé direito, após ficar de joelhos trabalhando por algumas horas. Fui a um ortopedista aqui nos Eua, onde vivo, e ele pediu apenas que eu usasse uma ortese para manter meu pé na posiçao normal. Nao me indicou exames tampouco fisio. Segundo ele o raio x nao mostrou nada anormal. Ainda nao percebi nenhuma melhora e receio nao ter. Preciso muito de uma orientaçao sobre o que poderia eu fazer para melhorar essa minha condiçao. Grato.
Ana Paula Simões
Postado em 10:35h, 22 maioOlá Valter, tudo bem?
É impossível te responder essa pergunta sem primeiro te examinar e pedir exames de imagem. Caso venha para o Brasil em breve, por favor, veja os telefones aqui no site e agende uma consulta para conversarmos sobre isso. Ok? Abraço.
Renê Souza silva
Postado em 14:25h, 07 julhoOi sofri um acidente de moto torci minha perna esquerda e to com o pe caído, fiz uma eletroneuromiografia e o resultado foi uma lesão em grau severo do plexo sacral. O ortopedista que me acompanha me recomendou apenas fisioterapia, mas ainda não tenho o movimento do pé… demora muito pra voltar o movimento?
Ana Paula Simões
Postado em 18:48h, 07 julhoOlá Renê, tudo bem?
Não consigo te responder essa pergunta sem primeiro te examinar. Por favor, veja os telefones aqui no site e agende uma consulta para conversarmos sobre isso. Ok?
Abraço!
Filipe C. Fogaça
Postado em 22:48h, 27 agostoPrezada Renata,
Na fisioterapia se faz mobilização de proximal, pré -distal, alongamentos em todas as cadeias musculares , trabalhos de equilíbrio e coordenação, trabalhos de marcha, estimulação eletrônica, kinesio tape e o Walkaide.
E, claro sempre é necessário fazer uma avaliação com um fisioterapeota especializado.
Clinica Fogaça – Chapecó
Fones: 49 3312.0026 ou 9 8815.3038
Marizane Magalhães
Postado em 14:17h, 14 maioDoutora, tive síndrome de Guillain Barré há dois anos e só meus pés que ainda não melhoraram, ficaram caídos e uso órtese e faço fisioterapia, será que existe a possibilidade de cura ou é para sempre? Percebo que já melhoraram muito, mas continuam bem caídos e isso me deixa triste e frustrada. Obrigada.