Como saber se rompi o ligamento do tornozelo?

O rompimento do ligamento do tornozelo costuma ser causado por um movimento chamado entorse. Sendo muito comum entre praticantes de esporte, a entorse de tornozelo costuma acontecer em atividades que envolvam dribles, giros e aceleração brusca, como acontece no futebol, basquete, vôlei, lutas, entre outros.

 

Dependendo da gravidade ou da intensidade do movimento realizado, além do rompimento do ligamento do tornozelo, o paciente também pode sofrer em fraturas que atingem a base do quinto metatarso e a fíbula. Também podem ocorrer rupturas dos tendões desta região. 

 

Inicialmente, os primeiros sintomas relatados pelo paciente incluem:

 

  • Dor intensa;
  • Incapacidade de sustentar o peso do corpo no membro afetado;
  • Perda de mobilidade;
  • Inchaço.

 

Após uma entorse, é necessário elevar o membro lesionado e realizar aplicação de compressas de gelo evitando o contato direto com a pele. É preciso buscar a ajuda de um médico especialista para uma avaliação completa da lesão, buscando identificar quais são as estruturas que foram afetadas e implementar o tratamento adequado para a lesão.

 

Na maior parte dos casos, o ligamento afetado pela entorse de tornozelo é o talofibular anterior, seguido pelo calcâneo fibular e o talofibular posterior. Existem graus de ruptura distintos dependendo da gravidade da lesão:

 

  • Grau 1: a lesão acontece somente na matriz celular, com a desorganização ou perda das fibras de colágeno;
  • Grau 2: nesse caso há uma ruptura parcial, com alongamento das fibras.
  • Grau 3: nessa lesão mais grave, a ruptura total do ligamento podendo estar acompanhada de lesões em estruturas adjacentes.

 

Como é o tratamento do rompimento de ligamento do tornozelo?

 

Independentemente do grau de ruptura da lesão ligamentar, o paciente pode apresentar enfraquecimento da musculatura desse membro afetado, apresentando dificuldades nos movimentos de extensão e rotação lateral do tornozelo. Juntamente com a perda de força muscular, pode haver um certo desequilíbrio, favorecendo a incidência de novos entorses.

 

Os ligamentos são estruturas que apresentam um ótimo potencial de cicatrização, mas a dor pode ser um fator muito impactante na rotina do paciente. Essa perda de mobilidade pode causar impacto na rotina e na realização de atividades físicas durante o tratamento.

 

O foco do tratamento da lesão ligamentar de tornozelo é combater a dor e a inflamação, além de restabelecer a força e o equilíbrio do paciente.

 

É necessário buscar ajuda de um médico ortopedista para uma avaliação completa. Dependendo do caso, o tratamento pode envolver uma abordagem cirúrgica para a recuperação total do membro. essa cirurgia pode ser indicado em casos específicos, como:

 

  • Lesões em atletas de Alto desempenho para o retorno ao esporte mais rápido;
  • Dor crônica que impacta a realização de atividades diárias;
  • Lesão  do ligamento deltóide;
  • Falta de evolução mesmo após o tratamento fisioterápico;
  • Lesões de estruturas adjacentes, incluindo fraturas, luxações, rupturas e lesão cartilaginosa.
  • Instabilidade crônica 

 

Escreva de tiver dúvidas!

@draanapsimoes

 

Dra. Ana Paula Simões
Médica do esporte, ortopedista e traumatologista, professora instrutora e mestre pela Santa Casa de São Paulo, especialista em medicina esportiva e cirurgiã do tornozelo e pé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!
Precisa de ajuda?
Olá!
Posso te ajudar?