Uma fratura de estresse é uma sobrecarga óssea, causada por estresse repetitivo. Isto é, leva a uma fissura ou alteração da estrutura fisiológica do osso. Pode haver uma única fratura no osso, ou múltiplas pequenas. A ruptura ou quebras da cortical geralmente não são deslocadas. No entanto, várias pequenas fraturas de estresse podem se desenvolver em torno da mesma área, ao longo do tempo.
No caso do Slater, a fratura no surfe foi aguda, fechada e deslocada, por isso precisou reduzir, realinhar (colocar no lugar) e fixar com cirurgia.
Cuidados de acompanhamento
A fisioterapia e um retorno gradual ao exercício fazem parte dos bons cuidados de acompanhamento.
Quando o atleta volta à atividade após a fratura metatarsiana?
As fraturas agudas do metatarso geralmente levam cerca de seis a oito semanas para curar. No entanto, o tempo pode ser mais longo do que isso para que um esportista esteja completamente em ação, pois depende do quanto perdeu de musculatura.
Sapatos especiais estão disponíveis para ajudar a imobilizar a fratura e apoiar o pé para auxiliar na caminhada.
A cirurgia não é necessária para fraturas de estresse metatarsal (cronicas) ou fraturas sem desvio. Fisioterapia e fortalecimento são sempre a melhor escolha para praticar antes de voltar ao esporte.
Nos últimos anos, Kelly Slater vem se frustrado com inúmeras lesões e revelou que 2017 é a sua última temporada em tempo integral no Tour.