Dor no osso da canela, o que isso indica?
Popularmente conhecida como o osso da canela, a Tíbia é uma das estruturas ósseas mais importantes do nosso corpo. Por essa razão, a dor no osso da canela pode ser bastante incômoda e necessitar de acompanhamento profissional.
Primeiramente precisamos entender se a dor no osso da canela está se apresentando no tecido ósseo ou no tecido muscular. No caso onde essa dor se apresenta no tecido muscular temos uma inflamação que afeta o músculo tibial anterior. Entretanto, a dor que afeta a tíbia é na maior parte dos casos um quadro de canelite.
O que causa dor na canela?
A canelite, ou dor na canela, é um processo inflamatório que afeta o osso dessa região. Conhecida como síndrome do estresse medial tibial, essa lesão causa dor intensa na parte frontal da canela, principalmente durante a realização de exercícios físicos intensos.
Por essa razão, essa doença afeta na maior parte corredores, jogadores de tênis e ciclistas. Esse processo inflamatório pode ser desencadeado por diversos fatores, como por exemplo a falta de aquecimento e alongamento para a prática de exercícios físicos.
Leia também: Canelite em corredores: o que fazer?
A canelite é classificada de duas formas distintas:
- Canelite anteromedial: que acomete a parte superior da tíbia e o paciente relata dor na parte frontal da perna;
- Canelite posterolateral: condição mais comum que acomete a parte inferior da tíbia. As dores são sentidas na parte de trás da canela.
Por se tratar de um quadro inflamatório, a canelite também pode ter origem em um processo infeccioso, como em fraturas que não foram tratadas adequadamente, tumores e cirurgias prévias. Outros fatores relacionados são:
Leia também: Dor na tíbia é o mesmo que canelite?
- Utilização de calçados inadequados;
- Excesso de carga nos membros inferiores;
- Pisada pronada;
- Treinamento em terreno muito irregular;
- Fatores genéticos;
- Falta de alongamento;
- Entre outros.
Outro fator bastante relacionado ao quadro inflamatório na tíbia é o excesso de peso. Isso porque o sobrepeso aumenta a sobrecarga sofrida por essa região e faz com que o corpo inicie um processo inflamatório.
Independentemente das causas, é necessário buscar ajuda profissional para a avaliação e início do tratamento o quanto antes. O médico ortopedista poderá realizar uma avaliação do quadro e solicitar exames de imagem para identificação de possíveis fraturas ou lesões adjacentes. Uma vez diagnosticada, pode ser iniciado o tratamento para canelite.
Além de realizar alterações na prática de atividades físicas, o médico também pode recomendar a utilização de anti-inflamatórios para o controle do processo e fisioterapia para o fortalecimento e alongamento dos membros inferiores.
A fisioterapia também pode ajudar a corrigir possíveis desvios posturais e alterações na biomecânica da corrida, ajudando a realizar movimentos de maneira mais segura e correta. A cirurgia é raramente indicada, dependendo principalmente da gravidade do quadro inflamatório e da recomendação do médico responsável pelo tratamento.
Você já sentiu essa dor?
Se precisar de ajuda, escreva!
@draanapsimoes
Dra. Ana Paula Simões Médica do esporte, ortopedista e traumatologista, professora instrutora e mestre pela Santa Casa de São Paulo, especialista em medicina esportiva e cirurgiã do tornozelo e pé.